! "Dividido", Corinthians vence o Fortaleza e mantém 100% na Série B - 31/05/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

31/05/2008 - 18h07

"Dividido", Corinthians vence o Fortaleza e mantém 100% na Série B

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Não é novidade para ninguém que a cabeça do Corinthians está voltada para a decisão da Copa do Brasil. Prova disso foi o duelo diante do Fortaleza. Poupou vários titulares, promoveu a estréia de Elias e até escalou o "esquecido" Lima. Mesmo assim, não deixou seu desempenho cair na Série B do Nacional. Com gols de Alessandro e Herrera, derrotou o rival por 2 a 0, no Pacaembu, e manteve 100% de aproveitamento na competição.

Assim, uma das metas do técnico Mano Menezes foi alcançada. Além de frear o bom momento do time cearense, que vinha embalado por duas goleadas seguidas (Paraná e Gama) e tinha a oportunidade de assumir a liderança (sete pontos), o Corinthians permanece com tranqüilidade na primeira colocação, agora 12 pontos.

A outra era poupar alguns titulares, por causa do primeiro jogo da final da Copa do Brasil, agendado para a próxima quarta-feira, contra o Sport, e manter o mesmo ritmo na segunda divisão nacional. Desta vez, quatro jogadores (Chicão, Eduardo Ramos, Diogo Rincón e Dentinho) sequer foram relacionados.

Por outro lado, contou com as voltas de Carlos Alberto, André Santos, Fabinho e Lulinha, que não participaram do jogo diante do Botafogo. Lulinha, aliás, virou preocupação para enfrentar os pernambucanos. Logo no começo do jogo, ele sofreu uma contusão --caiu no começo das escadarias do vestiário-- e precisou ser substituído.

PRINCIPAIS LANCES
Rubens Cavallari/Folha Imagem
Alessandro comemora primeiro gol do Corinthians sobre o Fortaleza
PRIMEIRO TEMPO
8min - No primeiro ataque corintiano, André Santos recebe na esquerda e bate cruzado. Defesa do Fortaleza afasta o perigo.
22min - GOOOLLL DO CORINTHIANS!!! Após cobrança de falta de André Santos, a zaga rival afasta parcialmente. No rebote, Alessandro arrisca de fora da área. A bola desvia num zagueiro do Fortaleza, atrapalhando o goleiro Tiago Cardoso. 1 a 0.
31min - Lima acerta um belo chute e exige uma difícil de Tiago Cardoso, que coloca para escanteio. Na cobrança, o próprio atacante acerta uma cabeçada com perigo.
39min - Lima tem mais uma chance. Sozinho, cabeceia em cima de Tiago Cardoso, que espalma para o lado. A bola sobra para Fábio Ferreira, que bate forte e desperdiça a chance de ampliar.
SEGUNDO TEMPO
26min - Elias arrisca de fora da área. Tiago Cardoso, atento, espalma para escanteio.
26min - Fábio Ferreira cabeceia e, mais uma vez, Tiago Cardoso evita o segundo gol corintiano.
28min - Após bela troca de passes, Junior Cearense bate de fora da área e assusta o goleiro Felipe.
34min - GOOOLLL DO CORINTHIANS!!! Herrera recebe de Elias e toca no canto direito do goleiro do Fortaleza. 2 a 0.
CONFIRA AS IMAGENS DA PARTIDA
MAIS NOTÍCIAS DO CORINTHIANS
MAIS NOTÍCIAS DO FORTALEZA
CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B
Mano Menezes também surpreendeu na escalação. O atacante Lima, pouco aproveitado desde a sua chegada, iniciou como titular no lugar de Herrera, que começou no banco de reservas. Aproveitou também para fazer a estréia de Elias, que disputou o Paulistão-08 pela Ponte Preta.

Com o resultado, o time paulista também mantém um excelente retroepecto contra o Fortaleza nesta temporada. Essa foi a terceira vitória sobre o rival. Antes, havia vencido os dois confrontos pela Copa do Brasil.

Corinthians joga melhor

O início da partida dava sinais de que o Corinthians não teria tanta facilidade para se manter com 100% de aproveitamento. Encontrava muitas dificuldades para penetrar na defesa do rival. Mas a entrada de Alessandro, logo no começo jogo no lugar de Lulinha, que se machucou, foi benéfica para a equipe.

O time mudou sua postura e avançou a marcação. Assim, encurralou o Fortaleza e passou a criar oportunidades. Foi premiado com o primeiro gol, aos 22min do primeiro tempo. Coincidentemente, Alessandro abriu o marcador, após acertar um chute de fora da área. A bola desviou no meio do caminho, atrapalhando o goleiro Tiago Cardoso.

Além de melhorar, o time de Parque São Jorge contou com a apatia do Fortaleza. Quase não chegou ao gol do rival. Para se ter idéia, o goleiro Felipe foi um mero espectador durante a etapa inicial. Enquanto isso, a equipe paulista desperdiçava mais chances, principalmente com o atacante Lima.

Pouco aproveitado pelo técnico Mano Menezes, ele teve duas claras oportunidades para ampliar. Na primeira, aos 31min, acertou de primeira e exigiu uma difícil defesa de Tiago Cardoso. Depois, aos 39min, cabeceou livre em cima do goleiro do time cearense.

"O time foi bem, mas precisávamos ter aproveitado melhor as oportunidades", admitiu o técnico Mano Menezes.

O panorama do segundo tempo continuou idêntico. O Fortaleza não encontrava liberdade para atacar, enquanto o Corinthians criava e não marcava. Desta vez, Elias quase deixou sua marca, todas arriscando de fora de área.

Mesmo mal, o time cearense poderia igualar. Aos 28min, após bela troca de passes, Junior Cearense assustou o goleiro Felipe. Não fez e ainda viu o lateral Marcio Azevedo receber o cartão vermelho. Para piorar, Herrera recebeu de Elias, aos 34min, e definiu a vitória do time paulista, a quarta no Nacional.

O técnico Heriberto Cunha reclamou muito da arbitragem --alegou que Elias pegou a bola fora do campo na jogada do gol-- e também foi expulso.

CORINTHIANS
Felipe; Carlos Alberto, Fábio Ferreira, William e André Santos; Fabinho, Elias, Lulinha (Alessandro) e Douglas; Lima (Herrera) e Acosta (Marcel)
Técnico: Mano Menezes

FORTALEZA
Tiago Cardoso; Vitor, Erandir e Preto; Simão, Leandro, Dude (Junior Cearense), Paulo Isidoro e Márcio Azevedo; Osvaldo (Lúcio) e Rômulo
Técnico: Heriberto da Cunha

Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Sérgio da Silva Carvalho (DF)
Auxiliares: Renato Miguel Vieira (DF) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
Cartões amarelos: Simão, Junior Cearense e Leandro (Fortaleza); Carlos Alberto (Corinthians)
Cartão vermelho: Márcio Azevedo e o técnico Heriberto Cunha (Fortaleza)
Gols: Alessandro, aos 22min do primeiro tempo; Herrera, aos 34min do segundo tempo.

Hospedagem: UOL Host