! Corinthians empata com o Ceará, mas amplia vantagem na ponta - 22/07/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

22/07/2008 - 22h27

Corinthians empata com o Ceará, mas amplia vantagem na ponta

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
O Corinthians esteve bem próximo de conhecer seu segundo revés consecutivo, algo que não acontecia desde abril deste ano. Mas um gol de Dentinho, após falha da defesa rival, aos 36min do segundo tempo, representou o empate por 2 a 2 diante do Ceará, no Castelão. Com o resultado e beneficiado por tropeços dos rivais mais próximos, o time paulista ampliou sua vantagem na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro.

ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA
Apesar do terceiro jogo seguido sem vitória, o time paulista subiu para 28 pontos e abriu quatro do segundo colocado, o Juventude, que foi derrotado pelo Gama por 2 a 0. Outros dois rivais que poderiam colar no Corinthians também fracassaram. O Avaí (24) empatou com o Marília, enquanto o Barueri (23) perdeu para o Paraná, o próximo rival dos corintianos, no sábado.

Mesmo com essa folga na tabela, o elenco corintiano não repetiu o poder de reação que já havia virado quase uma marca da equipe nesta temporada. O revés para o Bahia, no último sábado (1 a 0), havia sido o oitavo do Corinthians em 2008.

E dos sete anteriores, em seis a equipe de Mano Menezes se recuperou na partida seguinte e venceu. Hoje, foi diferente. A exceção havia acontecido em abril após a derrota por 3 a 2 para o Noroeste, pelo Paulista. No duelo seguinte, o time caiu por 3 a 1 diante do Goiás, pela Copa do Brasil.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
LC Moreira/AE/AE
Atacante Dentinho marcou os gols do Corinthians na partida no CE
PRIMEIRO TEMPO
8min - GOOOLLL DO CORINTHIANS!!! Após cruzamento da esquerda de Eduardo Ramo, Herrera divide com a zaga do Ceará. A bola sobra para Dentinho, que, livre, apenas toca no canto esquerdo de Adilson. 1 a 0.
14min - GOOOLLL DO CEARÁ!!! Reação rápida dos donos da casa. O atacante Luiz Carlos aparece sozinho dentro da área, domina no peito e toca para o fundo das redes.
21min - Marcos Paraná arrisca de fora da área e exige a primeira difícil defesa de Felipe, que coloca para escanteio.
28min - GOOOLLL DO CEARÁ!!! Elias derruba Cleisson dentro da área. Luiz Carlos bate e faz seu 10º gol na Série B.
33min - Elias lança para Herrera. O argentino dá um corte no defensor do Ceará, mas bate em cima do goleiro Adilson e desperdiça o gol de empate.
SEGUNDO TEMPO
13min - Marcos Paraná arrisca de fora da área, mas erra na finalização.
19min - Num rápido contra-ataque, Ciel toca para Luiz Carlos. Sozinho, o atacante resolve driblar Felipe, mas o goleiro se recupera e evita o terceiro do Ceará.
24min - Dentinho rola para Herrera, que bate no ângulo esquerdo de Adilson. Atento, o goleiro do Ceará faz uma bela defesa.
36min - GOOOLLL DO CORINTHIANS!!! Após falha da defesa da defesa cearense, Dentinho aproveita e iguala o marcador.
VEJA FOTOS DA RODADA
MANO: TIME PODERIA TER VENCIDO
FELIPE CULPA FINALIZAÇÃO POR 2 a 2
MAIS NOTÍCIAS DO CORINTHIANS
JUCA: CORINTHIANS SE SAFA NO FIM
NOTÍCIAS DO CEARÁ
CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B
Para o Ceará, o resultado faz a equipe chegar aos 19 pontos, porém desperdiça a oportunidade de encostar ainda mais no G4 da Série. Na sexta-feira, volta a jogar no Castelão. Enfrentará o São Caetano.

De positivo, mantém sua invencibilidade dentro de casa. Até o momento, são cinco vitórias e dois empates. E mais: com os dois gols nessa noite, o atacante Luiz Carlos se isolou na artilharia (dez tentos) da Série B.

O jogo

Um gol logo no começo era tudo o que o Corinthians queria para amenizar a pressão que vinha das arquibancadas lotadas do Castelão. E foi justamente o que ocorreu. Aos 8min, Herrera dividiu com o defensor do rival. A bola sobrou para Dentinho, que, sem marcação, tocou no canto esquerdo de Adilson.

O início mostrava um time paulista atento. Porém, aos poucos começou a abusar da displicência, principalmente com André Santos e Elias. E foi pelo lado do lateral-esquerdo que surgiu o gol de empate do Ceará. Aos 14min, Mancuso cruzou para a área e encontrou Luiz Carlos. O atacante matou no peito e encheu o pé para igualar o placar. 1 a 1.

A rápida reação dos donos da casa mexeu com os corintianos, que mostravam falhas de marcação. Denis ficava sozinho no lado direito, enquanto Fabinho era o único volante. Isso sobrecarregou o sistema defensivo do time do Parque São Jorge.

Como reflexo dessa falha, os cearenses ampliaram. Aos 27min, Elias cometeu pênalti em cima do veterano Cleisson. Luiz Carlos bateu e anotou seu 10º gol na Série B do Campeonato Brasileiro.

Mano Menezes tentou conversar e acertar a marcação para o segundo tempo. Sacou o lateral Denis e colocou Carlos Alberto. Diminuiu os espaços do Ceará, mas ainda levou alguns sustos em contra-ataques.

Aos 19min, por exemplo, Ciel encontrou Luiz Carlos. Sozinho, o atacante poderia ter batido para o gol, mas tentou driblar Felipe. Esperto, o goleiro evitou o segundo gol.

Por outro lado, as entradas de Acosta e Wellington Saci ajudaram o Corinthians a criar mais espaços na defesa cearense. O problema foi que o time voltou a desperdiçar uma série de oportunidades. Herrera não estava numa noite inspirada e cometeu muitos erros na finalização.

De tanto insistir, contudo, os paulistas igualaram o marcador. Aos 36min, Dentinho aproveitou falha da zaga e fez o seu segundo na noite, castigando a postura recuada do Ceará.

CEARÁ
Adilson; Dedé, Dezinho, André Rancharia e Fábio Vidal; Michel (André), Mancuso (Fábio Braz), Cleisson e Marcos Paraná (Vavá); Luiz Carlos e Ciel.
Técnico: Lula Pereira

CORINTHIANS
Felipe; Denis (Carlos Alberto), Chicão, William e André Santos; Fabinho, Eduardo Ramos (Wellington Saci), Elias (Acosta) e Douglas; Dentinho e Herrera
Técnico: Mano Menezes

Local: estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Emerson Luiz Sobral (PE)
Auxiliares: Ubirajara Ferraz Jota (PE) e Luciano José Coelho Cruz (PE)
Público: 47.380 pagantes (51.064 no total)
Renda: R$ 679.545,00
Cartões amarelos: Dedé, Cleisson, André, Mancuso e Michel (Ceará); Chicão e Elias (Corinthians)
Gols: Dentinho, aos 8min, Luiz Carlos, aos 14min e aos 28min do primeiro tempo; Dentinho, aos 36min do segundo tempo.

Atualizado às 23h41

Hospedagem: UOL Host