! Dentinho brilha e determina vitória do Corinthians sobre o Paraná - 26/07/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

26/07/2008 - 18h06

Dentinho brilha e determina vitória do Corinthians sobre o Paraná

Alexandre Sinato
Em Curitiba (PR)*
Quando a fase é boa, a bola parece procurar o atacante. É o que tem acontecido com Dentinho. Mais uma vez, o camisa 31 teve atuação decisiva, fez dois gols e ajudou o Corinthians a bater o Paraná por 2 a 0 na tarde deste sábado, no estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba.

VEJA OS GOLS DO CORINTHIANS
Atuando mais dentro da área, Dentinho mostrou que sua pontaria está afinada. Nesta tarde, ele chegou a sete gols nos últimos cinco jogos que disputou e se tornou o artilheiro alvinegro na Série B. Na última terça-feira, esbanjando oportunismo, o atacante já havia marcado duas vezes no empate por 2 a 2 com o Ceará.

O Corinthians, com o resultado, chega aos 31 pontos e abre seis de diferença para a Ponte Preta, nova vice-líder. Além disso, acaba com seu jejum de triunfos. A equipe vinha de dois empates e uma derrota. A última vitória havia acontecido no dia 8 de julho, na goleada por 5 a 0 sobre o Marília, no Pacaembu.

O Paraná, por sua vez, tem sua seqüência positiva interrompida. Após duas vitórias seguidas, a equipe tricolor volta a tropeçar e permanece com 17 pontos, em posição modesta na classificação.

A forte marcação das duas equipes caracterizou o início da partida no Durival de Britto. Compactos, os times tentaram diminuir os espaços com botes rápidos sobre os adversários. Com isso, os armadores tiveram importância redobrada. Douglas, pelo Corinthians, e Everton e Giuliano, pelos anfitriões começaram a se destacar.

PRINCIPAIS LANCES
Heuler Andrey/AE
Em ótima fase, Dentinho fez dois gols
e foi decisivo no triunfo deste sábado
PRIMEIRO TEMPO
5min - Carlos Alberto recebe na direita e cruza rasteiro para a área. Douglas e Dentinho, em seqüência, furam e perdem a primeira boa chance de gol.
9min - Giuliano lança para Rogerinho, que avança pela esquerda em velocidade e chuta com força, parando em difícil defesa de Felipe.
15min - Claudemir cobra falta da meia esquerda e exige outra boa defesa de Felipe, que salta no canto direito.
19min - Após cruzamento da direita, Chicão escapa da marcação e, de costas, cabeceia perto do travessão defendido por Gabriel.
SEGUNDO TEMPO
8min - Everton chuta da entrada da área e Felipe se estica todo para defender, desviando pela linha de fundo.
13min - André Santos levanta a bola da direita e manda na cabeça de Dentinho. A finalização do camisa 31, porém, vai para o lado de fora da rede.
21min - Depois de cobrança de falta de André Santos, William e Chicão pegam dois rebotes. No primeiro, o camisa 4 bate sobre a marcação. Já Chicão manda para longe do gol.
25min - GOOOOOOLLLLL DO CORINTHIANS!!! André Santos cobra escanteio da direita e, na sobra de cabeceio de Fabinho, Dentinho mostra oportunismo para abrir o placar em Curitiba.
35min - GOOOOOOOLLLLLLL DO CORINTHIANS!!! Dentinho tabela com Acosta, invade a área e manda no canto direito de Gabriel para fazer seu segundo gol no jogo.
48min - Léo cobra falta da entrada da área e carimba o travessão do goleiro Felipe.
CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CORINTHIANS
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO PARANÁ
A dupla paranista deu bastante trabalho à defesa. Rápidos, os dois meias sempre atraíram a atenção de dois marcadores, ajudando a abrir um pouco a zaga alvinegra. Enfiadas pelo meio geraram preocupação em Felipe, que ainda fez duas boas defesas em disparos de fora da área.

Já o Corinthians apostou mais nas laterais. Douglas distribuiu seguidas jogadas pelos lados, acionando Carlos Alberto e André Santos. Na conclusão dos lances, contudo, o time de Mano Menezes voltou a mostrar deficiência e facilitou o trabalho de Gabriel.

"Precisamos ter mais paciência e tranqüilidade no último passe. Eles estão apertando bastante ali, então temos que ter calma para poder finalizar", avaliou o meia Elias, que sofreu com a marcação e pouco conseguiu fazer em termos ofensivos.

Mas apesar da análise e da conversa de Mano no vestiário, o Corinthians voltou para o segundo tempo com os mesmos erros. Tanto que não demorou para o treinador mexer na equipe: Eduardo Ramos, que vem tendo atuações discretas, deu lugar a Wellington Saci.

A alteração deu mais velocidade ao setor, mas decisivo mesmo foi Dentinho. O camisa 31 teve duas oportunidades de marcar e não desperdiçou. Aos 25min, aproveitou sobra e abriu o placar. Dez minutos depois, tabelou com Acosta e mandou no canto direito de Gabriel.

O Paraná ainda tentou ir com tudo para cima no final, mas não conseguiu sequer diminuir. Nem a expulsão de Denis, que entrara pouco antes no lugar de Douglas, ajudou o time anfitrião. Revoltada com o revés, a torcida tricolor protestou contra sua diretoria. Alguns torcedores ainda arremessaram objetos na direção do camarote onde estava a cúpula corintiana, acertando uma criança que estava nas numeradas.

A diretoria e os jogadores que foram cortados do banco do Corinthians ainda foram bastante ofendidos quando estavam deixando as numeradas. O meia Marcel, que já teve passagem pelo time paranaense, foi o mais xingado pela torcida local, contida por policiais.

PARANÁ
Gabriel; Claudemir, Ricardo Ehle, Luciano e Rogerinho; Agenor, Naves (Gilson), Léo, Giuliano (Cristian) e Everton; Marcelinho (Vinícius)
Técnico: Rogério Perrô

CORINTHIANS
Felipe; Carlos Alberto, Chicão, William e André Santos; Fabinho, Eduardo Ramos (Wellington Saci), Elias e Douglas (Denis); Dentinho e Herrera (Acosta)
Técnico: Mano Menezes

Local: estádio Durival de Britto e Silva, em Curitiba (PR)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC) e Claudemir Maffessoni (SC)
Público: 15.063 pagantes (16.016 no total)
Renda: R$ 303.315,00
Cartões amarelos: Naves (Paraná); André Santos, Eduardo Ramos, Douglas (Corinthians)
Cartão vermelho: Denis (Corinthians)
Gols: Dentinho, aos 25min e aos 35min do segundo tempo

*Atualizada às 22h48

Hospedagem: UOL Host