! Na Vila, Santos goleia o Vasco por 5 a 2 - 27/07/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

27/07/2008 - 17h59

Na Vila, Santos goleia o Vasco por 5 a 2

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
Com três gols, de pênalti, de Kleber Pereira e outros dois de Molina, o Santos goleou o Vasco por 5 a 2, neste domingo, na Vila Belmiro, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Leandro Amaral e Madson descontaram para os visitantes.

O resultado aliviou a situação do técnico Cuca e tirou o Peixe, agora com 14 pontos, da lanterna da competição. Na próxima quarta-feira, em Porto Alegre, o Santos enfrenta o Internacional. Já o Vasco, 16º colocado, continua com 16 pontos e recebe o Atlético-MG, outro que continua na zona da degola, na quinta-feira.

VEJA TODOS OS GOLS DA PARTIDA
Apesar das situações delicadas das duas equipes na competição, a partida foi bem movimentada. Mesmo com muitos passes errados, o Santos procurava pressionar os cariocas no setor defensivo. Com dois laterais rápidos, Madson e Wagner Diniz, o Vasco esbarrava na falta de inspiração dos homens de meio-de-campo.

Para complicar ainda mais a situação, o técnico Antônio Lopes não contou com Edmundo, Jonilson, Morais, Souza e Jean. Aos 12min, quando o Santos já tomava conta da partida, Maikon Leite fez bela jogada pela linha de fundo e cruzou rasteiro. Para a sorte do camisa 1 cruzmaltino, Molina chegou dividindo com a zaga e a bola foi para fora, rente à trave direita.

Mas, como de costume neste Brasileirão, a defesa do Vasco dormiu. Aos 17min, após cobrança rápida de um lateral, Maikon Leite dá belo passe para Molina na área. Enquanto a zaga carioca é pega desatenta, o colombiano toca com categoria na saída de Tiago: 1 a 0. O gol até serviu para fazer com que o Vasco ficasse mais atento. Dez minutos depois, jogada rápida no ataque e Rodrigo Antônio chuta para levar muito perigo ao gol de Douglas. A bola passou cruzada na frente de Douglas e saiu tirando lasca da sua trave direita.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
Marcelo Justo/Folha Imagem
Kléber Pereira e Molina marcaram os gols do Santos na goleada por 5 a 2
PRIMEIRO TEMPO
17min - GOOOOLLLL DO SANTOS!!!! Michael faz bonito passe para Molina, que bate por cima do goleiro Tiago.
31min - GOOOOLLLL DO SANTOS!!!! Byro derruba Maikon dentro da área. Kleber Pereira bate o pênalti no meio e aumenta o placar.
36min - GOOOOLLLL DO VASCO!!!! Madson cobra escanteio, Alan Kardec escora de cabeça e Leandro Amaral empurra para dentro do gol.
38min - GOOOOLLLL DO SANTOS!!!! Edu derruba Maikon na área. Mais uma vez Kleber Pereira cobra no meio do gol e amplia a vantagem santista.
48 min - GOOOLLLL DO SANTOS!!!! Tiago derruba Maikon dentro da área. Pênalti indiscutível, que culminou na expulsão do goleiro. Kleber Pereira, desta vez chutando no canto direito, faz seu terceiro na partida.
SEGUNDO TEMPO
19min Kleber cobra falta com perigo e a bola passa rente à trave esquerda do Vasco.
20min - Maikon domina, invade a área e prepara o chute, mas o goleiro Roberto se antecipa e abafa, evitando o quinto gol santista.
37min - GOOOOLLLL DO VASCO!!!! Madson cobra falta, a bola desvia na barreira e vai no canto direito, enganando o goleiro Douglas.
44min - GOOOOLLLL DO SANTOS!!!! Maikon faz linda jogada, divide com o goleiro Roberto e a bola sobra para Molina estufar a rede cruzmaltina.
PÁGINA DO SANTOS
PÁGINA DO VASCO
PÁGINA DO BRASILEIRO 2008
Pênaltis e expulsão

Quando parecia ter se recuperado do gol santista, o zagueiro Byro comete falta em Maikon Leite dentro da área. Pênalti marcado e, na cobrança, Kleber Pereira faz 2 a 0 para o Santos, aos 31. Quatro minutos depois, Leandro Amaral diminuiu depois de cobrança de escanteio pela esquerda e desvio de cabeça de Alan Kardec.

No entanto, qualquer chance de reação vascaína acabou pouco tempo depois. Edu perdeu na corrida para Maikon Leite e só parou a jogada com mais um pênalti. Kleber Pereira repetiu a cobrança e marcou o terceiro do Peixe, que, enquanto ainda comemorava, viu o goleiro Tiago aplicar um carrinho em Maikon Leite. Terceira penalidade da partida sobre o jogador santista. Kleber Pereira não vacilou, cobrou e fez o seu terceiro gol na partida, o seu décimo gol no Brasileirão, tornando-se o artilheiro da competição, ao lado de Alex Mineiro, do Palmeiras.

Tudo resolvido

Na volta para a etapa final, o Santos apenas administrou o resultado. O técnico Cuca apostava nos contra-ataques, principalmente pela velocidade dos seus homens de ataque. Com uma marcação firme na defesa, e com a nítida preocupação do Vasco em não deixar ainda mais espaços em campo, a equipe paulista conduziu o restante do segundo tempo com total tranqüilidade.

Maikon Leite, o grande destaque da partida, ao lado do artilheiro Kleber Pereira, era quem mais levava o técnico Antônio Lopes à loucura. Foi fácil escutá-lo aos berros pedindo para que seus defensores encontrassem uma maneira de impedir suas subidas. Sem ter mais o que fazer, enquanto o Santos esperava o tempo passar, o comandante cruzmaltino trocou Alan Kardec pelo nigeriano Abubakar. O objetivo era ter mais presença de ataque e tentar ao menos diminuir.

Com o Santos sem a mesma pressão da etapa inicial, e com a partida resolvida, o Vasco ainda conseguiu encontrar mais um gol. Aos 37, Madson arriscou uma cobrança de falta, a bola desviou na zaga santista e enganou o goleiro Douglas. Só que, aos 44, Molina aproveitou a noite inspirada de Maikon Leite. O jogador do Santos deixou um zagueiro na saudade, entrou na área pela linha de fundo e cruzou para Molina fazer o quinto dos donos da casa, seu segundo na partida.

SANTOS
Douglas; Apodi, Domingos, Fabiano Eller e Michael (Carleto); Adriano (Hudson), Dionísio, Kléber (Wesley) e Molina; Maikon Leite e Kléber Pereira
Técnico: Cuca

VASCO
Tiago; Wagner Diniz, Eduardo Luiz, Luizão e Edu (Roberto); Rodrigo Antônio, Byro, Leandro Bomfim (Vinicius Reche) e Madson; Leandro Amaral e Alan Kardec (Abubakar)
Técnico: Antônio Lopes

Data:27/07/2008 (Domingo)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Público: 10.738
Renda: R$ 93.462
Cartões amarelos: Tiago, Edu, Rodrigo Antônio, Madson (Vasco); Apodi e Dionísio (Santos)
Cartão vermelho: Tiago (Vasco)
Árbitro: Giuliano Bozanno (DF)
Auxiliares:Milton Otaviano dos Santos (Fifa/RN) e Cleiton Clay Barreto Rios (SE
Gols: Molina, aos 17, Kleber Pereira, aos 31, Leandro Amaral, aos 36, Kleber Pereira, aos 38 e 48 minutos do primeiro tempo; Madson, aos 37 e Molina, aos 44 minutos do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host