! De virada, São Paulo bate Portuguesa e encosta no G-4 - 27/07/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

27/07/2008 - 20h01

De virada, São Paulo bate Portuguesa e encosta no G-4

Jorge Corrêa
Em São Paulo
O primeiro tempo foi fraco, sonolento. Mas os dois times voltaram acesos para o segundo, e uma partida que tinha tudo para acabar 0 a 0 teve um resultado bem movimentado. Depois de sair atrás no placar, o São Paulo conseguiu a virada e venceu a Portuguesa por 3 a 1 no estádio do Morumbi.

Depois desse resultado positivo em casa, a equipe tricolor retomou a quinta colocação na tabela, agora com os mesmos 26 pontos do Vitória, que venceu uma partida a mais. Já a Portuguesa entra na zona de rebaixamento, na 17ª colocação, com apenas 16 pontos.

O São Paulo foi a campo com duas jovens novidades. O zagueiro Aislan, que tinha sido titular apenas contra o Atlético-PR na segunda rodada, voltou à equipe principal no lugar de Juninho. Já o volante Jean fez sua estréia como titular no time do Morumbi, depois de ter entrado no decorrer das duas últimas partidas.

O confronto começou com o time da casa dominando a posse de bola e ficando praticamente o tempo todo no campo de ataque. Mas a equipe tricolor falhava no momento do último passe, antes das conclusões. Os visitantes ficavam apenas com a arma dos contra-ataques, mas sempre com algum perigo.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
 almeida rocha/folha imagem
O São Paulo venceu a Portuguesa por 3 a 1, de virada, e retomou a quinta colocação
PRIMEIRO TEMPO
3min - Dagoberto fica com a bola na entrada da área e arrisca o chute, mas ela sai por cima da meta da Sérgio.
17min - Jorge Wagner ajeita a bola para a batida, mas ela sai por cima da meta do goleiro Sérgio.
28min - Defendeu! Joílson cruza na área e Hugo chega por trás de todo mundo para cabecear. Sérgio faz boa defesa!
SEGUNDO TEMPO
3min - GOOOOOOOOL DA PORTUGUESA!!! Cruzamento na área, a bola passa por todo mundo e Edno só empurra de cabeça para o fundo das redes!
14min - Jorge Wagner cobra a falta direto para o gol e Sérgio faz boa defesa.
16min - No travessão! Richarlyson invade a área e, na saída de Sérgio, chuta a bola no travessão!
17min - GOOOOOOOOL DO SÃO PAULO!!! Dagoberto cruza na área e Hugo usa a cabeça para empatar!
23min - Edno cobra o escanteio para a área, Rogério Ceni ai mal do gol e a defesa consegue tirar, quase em cima da linha.
25min - GOOOOOOOOL DO SÃO PAULO!!! Bate rebate dos atacantes são paulinos dentro da área e a bola sobra para Dagoberto empurrar para o fundo das redes!
39min - GOOOOOOOOL DO SÃO PAULO!!! O time da casa sai rápido no contra-ataque, Éder Luis recebe na entrada da área e chuta para marcar o terceiro!
VEJA AS IMAGENS DA RODADA
CONFUSÃO COM TORCEDORES
GOL DA LUSA ACORDOU TIME
MURICY: "MEXI BEM NO TIME"
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO SÃO PAULO
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA PORTUGUESA
As dificuldades que o São Paulo tinha para entrar na defesa da Portuguesa faziam com que seus melhores momentos fossem em chutes de longe e algumas bolas pela linha de fundo. E a Lusa, quando chegava ao ataque, não levava muito perigo ao gol de Rogério Ceni, que pouco trabalhava.

A partir dos 25min do primeiro tempo, a Portuguesa melhorou sua marcação no meio-campo, complicando a saída de bola do São Paulo. Mas esse domínio no meio não era convertido em chances de gol. O melhor momento foi tricolor, com uma cabeçada de Hugo após bom cruzamento de Joilson, que Sérgio defendeu.

Vendo a equipe não jogar bem, o atacante Dagoberto desabafou na saída para o intervalo. "Falta o meio encostar mais nos atacantes. Está difícil". "Eles estão muito fechados, aproveitando o que têm de melhor, que é o contra-ataque. Precisamos acertar o último passe para fazermos o gol", completou Richarlyson.

Os jogadores da Portuguesa sabiam que estavam bem na partida, mas também tinham ciência dos problemas. "Temos o contra-ataque, mas precisamos sair um pouco mais rápido. Se tocarmos a bola de pé em pé, podemos envolver mais o time do São Paulo", explicou o atacante Jonas, um dos destaques da Lusa.

Esse pedido do jogador fez efeito. Logo no começo no segundo tempo, os visitantes conseguiram abrir o placar no Morumbi. Depois de jogada individual, Jonas cruzou da linha de fundo. A bola passou por toda a área, e Edno apareceu livre para cabecear e marcar o primeiro gol da Portuguesa.

Depois de levar o gol, o São Paulo começou a sair para o ataque com mais ímpeto, mas sem muita qualidade. O time exagerava na quantidade de cruzamentos, que pouco acrescentavam ao ataque. Mas foi em um lance desse tipo que o empate veio. Dagoberto cruzou pela direita, e Hugo cabeceou de forma desajeitada, mas a bola entrou.

Após conseguir a igualdade, o time da casa seguiu pressionando e logo conseguiu ficar à frente no placar. Hugo recebeu bom lançamento na área, mas chutou prensado na defesa. No rebote, a bola sobrou para Dagoberto, que teve tranqüilidade para tocar para dentro das redes e marcar o segundo do São Paulo.

Mas ainda havia tempo para mais um. Aos 39min do segundo tempo, depois de passe de Dagoberto, o segundo na partida que resultou em gol, Éder Luis, que tinha acabado de entrar, chutou no canto, indefensável para o goleiro Sérgio.

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Zé Luis, Aislan e André Dias; Joílson, Jean (Éder Luis), Richarlyson, Hugo e Jorge Wagner; Dagoberto (Cazumba) e Aloísio (Éder)
Técnico: Muricy Ramalho

PORTUGUESA
Sérgio; Patrício, Bruno Rodrigo, Ediglê e Erick; Dias, Carlos Alberto, Edno e Preto (Vaguinho); Jonas e Rogério
Técnico: Valdir Espinoza

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo
Data: 26/07/2008 (domingo)
Horário: 18h10
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Vicente Romano Neto e Rafael Ferreira da Silva (ambos de SP)
Cartões amarelos: Aislan (SP), Edno (Por)
Gols: Edno, aos 3min, Hugo aos 17min, Dagoberto, aos 25min, e Éder Luis, aos 39min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host