! Corinthians sofre empate do Avaí no final e vê G-4 embolado - 12/08/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

12/08/2008 - 22h24

Corinthians sofre empate do Avaí no final e vê G-4 embolado

Thales Calipo*
Em São Paulo
Na partida considerada a "final antecipada" da Série B, o líder Corinthians e o vice Avaí ficaram no empate por 1 a 1, na noite desta terça-feira, na Ressacada, em Florianópolis (SC). Douglas abriu o placar para o time paulista, mas Evando, de bicicleta, conseguiu o empate para os donos da casa, a sete minutos do fim do jogo.

AVAÍ 1 X 1 CORINTHIANS
Com esse resultado, a situação do Corinthians segue delicada na Série B. Apesar de chegar aos 36 pontos, o time paulista permanece com uma vantagem de apenas dois pontos para o Avaí e já vê Vila Nova (32) e Santo André (30) apertarem a disputa pelas quatro vagas à elite do Brasileiro.

Além de falhar na missão de ampliar a diferença para o segundo colocado, a equipe alvinegra também não conseguiu quebrar a seqüência invicta do adversário na Ressacada. Jogando em seu estádio nesta competição, os catarinenses somam cinco vitórias e, agora, quatro empates.

No começo da partida, as duas equipes adotaram posturas mais cautelosas. Apesar de veloz, o jogo permanecia concentrado no meio-campo. A primeira oportunidade surgiu apenas aos 16min, e para os donos da casa. Ferdinando cruzou da direita, Válber dominou na área, fintou dois adversários e tocou para o lado. Odair, em ótimas condições, chutou para defesa com os pés de Julio César.

PRINCIPAIS LANCES
Antonio Carlos Mafalda/Mafalda Press/AE
Jogadores corintianos comemoram gol marcado pelo meia Douglas
PRIMEIRO TEMPO
16min - Ferdinando cruzou da direita, a zaga não conseguiu cortar, e Válber dominou dentro da área. O camisa 10 do Avaí fez boa jogada e tocou para Odair, que chutou para ótima defesa de Julio César.
30min - GOOOOOLLLLL DO CORINTHIANS!!! André Santos cruzou da esquerda, Douglas consegue desviar entre os zagueiros e abriu o placar.
32min - Rafael Costa recebe livre, em posição legal, e chuta para defesa de Julio César. No rebote, o mesmo atacante tentou, mas a bola foi para fora.
41min - Batista chutou de longe, a bola desviou em Fabio Ferreira, mas Julio César fez boa defesa.
SEGUNDO TEMPO
4min - Nilton passou por dois marcadores, invadiu a área e chutou com o pé esquerdo, mas a bola saiu à direita do gol do Avaí.
6min - Douglas fez boa jogada pelo meio e, após deixar a zaga para trás, tocou para Herrera que, livre, chutou mal, para fora do gol, e desperdiçou grande chance.
38min - GOOOOOLLLLL DO AVAÍ!! Após cruzamento da direita, Evando, livre, acerta uma bicicleta da marca do pênalti e manda no canto direito de Julio César, sem chances para o goleiro corintiano.
CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B
MAIS SOBRE O CORINTHIANS
MAIS NOTÍCIAS DO AVAÍ
Após o susto, o Corinthians melhorou na partida. Os jogadores da equipe paulista tentavam aproveitar o gramado molhado da Ressacada chutando de fora da área, como aconteceu com Elias e Carlos Alberto, mas a bola não chegou ao gol.

Aos 30min, no entanto, o Corinthians conseguiu abrir o placar. André Santos descolou um cruzamento da esquerda e Douglas apareceu deslizando entre a zaga do Avaí para empurrar para as redes e marcar para o time paulista.

Atrás do marcador, os donos da casa passaram a pressionar, mas encontraram um Julio César inspirado no jogo. Dois minutos após os visitantes abrirem o placar, o substituto de Felipe salvou um chute de Rafael Costa, de frente para o gol. No rebote, o atacante do Avaí ainda finalizou para fora.

O time catarinense passou a explorar a mesma arma do Corinthians e arriscar de longe. Julio César, no entanto, mesmo sem tantas dificuldades, defendeu bons chutes de Válber e Batista.

Diferentemente da primeira etapa, o segundo tempo começou mais movimentado. Logo aos 4min, o volante Nilton arrancou pelo lado esquerdo, deixou dois marcadores para trás, invadiu a área e chutou rasteiro, mas a bola saiu à direita de Eduardo Martini.

Dois minutos depois, o Corinthians desperdiçou mais uma chance. Douglas ganhou dos marcadores na intermediária, avançou e tocou para a direita. Herrera, livre de marcação, chutou da entrada da área, mas o argentino pegou mal e mandou a bola para fora.

A primeira oportunidade dos donos da casa no segundo tempo aconteceu apenas aos 13min, e por meio de uma bola parada. Marquinhos cobrou da meia-lua, e Julio César espalmou.

O Avaí continuou em cima do Corinthians em busca da igualdade. Diante da pressão do adversário, o técnico Mano Menezes sacou Lulinha, que foi a grande surpresa na escalação, nesta terça-feira, e promoveu a estréia do jovem volante Cássio, que foi relacionado pela primeira vez entre os profissionais.

Com uma postura mais defensiva, o time paulista passou a ficar acuado em seu próprio campo. Dessa forma, com mais volume de jogo, o Avaí chegou ao empate, e com um belo gol. Após cruzamento da direita, Evando, que entrou no segundo tempo, acertou uma bicicleta da marca do pênalti e mandou a bola no canto direito de Julio César.

Nos últimos cinco minutos, o Corinthians tentou sair para o jogo, buscando novamente a vantagem no placar. Com os espaços deixados, o Avaí também forçava para conseguir o resultado e quase Michel marcou. No último lance, no entanto, Herrera recebeu na área e caiu. A equipe alvinegra reclamou de pênalti, mas o árbitro mandou o lance seguir.

Na próxima rodada, a última da Série B, o Corinthians recebe no Pacaembu o América-RN. Um dia antes, o Avaí vai ao ABC paulista para enfrentar o São Caetano.

AVAÍ
Eduardo Martini; Ferdinando, Cássio, Emerson e Zé Rodolfo (Juliano); Marcus Winícius (Michel), Batista, Marquinhos e Válber; Rafael Costa (Evando) e Odair.
Técnico: Silas.

CORINTHIANS
Julio Cesar; Carlos Alberto, Fábio Ferreira, William e André Santos; Nilton, Elias, Lulinha (Cássio) e Douglas (Eduardo Ramos); Herrera e Dentinho (Diogo Rincón).
Técnico: Mano Menezes.

Local: estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Leandro Vuaden (FIFA-RS)
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison (RS) e José Javel Silveira (RS)
Cartões amarelos: Nilton (C), Elias (C), Douglas (C), Batista (A), Eduardo Martini (A).
Gols: Douglas, aos 30min, do primeiro tempo, para o Corinthians, e Evando, aos 38min, do segundo tempo, para o Avaí

Atualizada à 0h23

Hospedagem: UOL Host