! Mesmo irregular, Corinthians bate o América-RN e confirma 'título' - 16/08/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

16/08/2008 - 18h04

Mesmo irregular, Corinthians bate o América-RN e confirma 'título'

Thales Calipo
Em São Paulo
O jogo era entre o atual líder da Série B e um clube que estava apenas uma posição acima da zona do rebaixamento. Porém, com um futebol oscilante, o Corinthians venceu o América-RN por 2 a 0, neste sábado, no Pacaembu, pela 19ª rodada. Douglas e Anderson Bill, contra, fizeram os gols que sacramentaram o título simbólico do 1º turno da competição.

ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA
Mesmo com o apoio da sua torcida, após realizar duas partidas fora, o Corinthians teve uma atuação irregular. No primeiro tempo, o time teve muitas dificuldades em seu meio-campo e, quando conseguia finalizar, encontrava o goleiro Fabiano em ótima tarde. Após ser vaiado no intervalo, voltou para a segunda etapa com mais vigor e conseguiu fazer o placar.

Com essa vitória, o Corinthians quebrou uma seqüência de dois jogos sem conquistar os três pontos (Avaí e Vila Nova). De quebra, chegou aos 39 pontos e abriu quatro de vantagem para o segundo colocado. Já o América-RN, com a derrota, segue com 20 pontos, na 17º colocação, e dentro da zona do rebaixamento.

PRINCIPAIS LANCES
Fernando Santos/Folha Imagem
Após um fraco primeiro tempo, Lulinha subiu de produção na etapa final
PRIMEIRO TEMPO
10min - André Santos cobra falta da esquerda e William cabeceia para o chão. Fabiano fez ótima defesa e evitou o primeiro gol do Corinthians.
27min - Dentinho cruzou pela direita e Lulinha, dentro da área, acerta belo voleio, para defesa de Fabiano.
31min - Dentinho desce pela esquerda, entra na área e chuta forte, para defesa de Fabiano. No rebote, Lulinha, já na direita, tenta o cruzamento, mas o goleiro do América-RN corta bem.
36min - Após boa troca de passes pelo meio, Dentinho recebeu e chutou de fora. A bola passou muito próxima à trave esquerda de Fabiano.
37min - Fabinho desceu pela direita e cruzou. Herrera não alcançou, mas Douglas consegue cabecear. A bola passa por cima do gol.
SEGUNDO TEMPO
11min - GOOOOOLLLLL DO CORINTHIANS!!! Douglas avançou pelo meio e, de fora da área, chutou colocado, no canto esquerdo de Fabiano.
31min - GOOOOOLLLLL DO CORINTHIANS!!! Douglas, dentro da área, chutou fraco, mas a bola desviou e bateu na trave. Márcio Rozario tenta cortar, Anderson Bill também, mas o zagueiro acaba marcando gol contra.
46min - Lulinha arrancou pelo meio e fez o lançamento para Diogo Rincón, que substituiu Herrera. O jogador fez boa finta na zaga, mas não conseguiu dominar a bola e chutar.
IMAGENS DE CORINTHIANS X AMÉRICA
CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B
MAIS NOTÍCIAS DO CORINTHIANS
MAIS SOBRE O AMÉRICA-RN
Ciente da força do Corinthians em seu estádio, o América-RN entrou em campo com três zagueiros e adotou uma postura mais defensiva. Com isso, o time alvinegro iniciou a partida pressionando o adversário. Mas, apesar do volume maior de jogo, os donos da casa não conseguiam superar a marcação adversária.

Aos 10min, no entanto, em uma bola parada, o Corinthians chegou pela primeira vez. André Santos cobrou falta da esquerda e o zagueiro William cabeceou para o chão, para a primeira defesa de Fabiano na partida.

O lance animou o time alvinegro, que continuou pressionando e desperdiçou boas chances com Douglas e Fábio Ferreira.

Vendo que o gol corintiano era questão de tempo, o técnico do América-RN, Ruy Scarpino, fez a primeira substituição no seu time, logo aos 17min. O treinador sacou o atacante Marcelo Nicácio, para a entrada de Saulo.

Com essa mudança, os visitantes passaram a ter mais consistência no meio-campo e, com uma marcação individual sobre os principais homens de frente do Corinthians, dificultavam as ações do Corinthians.

Aos 27min, Dentinho cruzou da direita e Lulinha acertou um voleio. Fabiano, novamente, fez a defesa. Quatro minutos depois, o parceiro de Herrera no ataque chutou forte, e o goleiro do América-RN fez outra boa intervenção. Sem apresentar um bom futebol, os donos da casa deixaram o primeiro tempo sendo vaiados por parte da sua torcida.

A "bronca" das arquibancadas parece ter surtido efeito. Com mais disposição, o Corinthians entrou no segundo tempo disposto a conseguir a vitória. E, após Herrera e Dentinho perderem chances, o time alvinegro conseguiu abrir o placar. Aos 11min, Douglas avançou pelo meio e, da entrada da área, chutou colocado, no canto direito de Fabiano.

O América-RN tentou sair mais para o jogo, mas o Corinthians continuou muito superior ao adversário no jogo, perdendo diversas chances de marcar.

Após abrir o placar, Douglas foi protagonista do segundo, apesar de não ter sido o autor. Aos 31min, o camisa 10 corintiano chutou entrou na área e chutou fraco. A defesa adversária se atrapalhou e Anderson Bill acabou mandando para as próprias redes, ampliando o marcador para o time paulista.

Soberano em campo, o Corinthians diminuiu um pouco o ritmo. Porém, sem o adversário apresentar resistência, os donos da casa ainda perderam chances de ampliar, com Careca e Diogo Rincón, mas o partida terminou 2 a 0.

Na próxima rodada, o Corinthians vai a Maceió para enfrentar o CRB, no sábado. No mesmo dia, o América-RN recebe o Criciúma, em Natal.

CORINTHIANS
Felipe; Alessandro, Fábio Ferreira, William e André Santos (Alves); Fabinho, Elias, Lulinha e Douglas; Herrera (Diogo Rincón) e Dentinho (Careca).
Técnico: Mano Menezes.

AMÉRICA-RN
Fabiano; Róbson, Anderson Bill e Márcio Rozario; Maizena, Elias, Jefersson (Daniel), Cascata e Aloísio (Marciano); Marcelo Nicácio (Saulo) e Max.
Técnico: Ruy Scarpino.

Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Auxiliares: Marcelo Fonseca Duarte (RJ) e Renato Miguel Vieira (DF)
Cartões Amarelos: Anderson Bill (A), Márcio Rozario (A), Herrera (C) e André Santos (C).
Gols: Douglas, aos 11 min, e Anderson Bill (contra), aos 31min, do segundo tempo.

Hospedagem: UOL Host