! Corinthians sobra, goleia Gama e esboça reprise do 1º turno - 26/08/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

26/08/2008 - 22h23

Corinthians sobra, goleia Gama e esboça reprise do 1º turno

Alexandre Sinato
Em São Paulo
Foi só o segundo jogo pelo returno, mas o Corinthians já esboça uma arrancada que pode ser definitiva rumo à elite do Brasileiro. Na noite desta terça-feira, no Pacaembu, a equipe fez seu dever em grande estilo, goleou o Gama por 5 a 0 e somou seu terceiro triunfo seguido na competição para continuar soberano na liderança.

CORINTHIANS 5 X 0 GAMA
Assim como aconteceu no início da Série B, o time alvinegro está 100% no começo do segundo turno (sábado passado superou o CRB). Somada ainda a vitória anterior sobre o América-RN, pela 19ª rodada, os comandados de Mano Menezes se animam para almejar nova série positiva de seis triunfos.

Com o resultado desta noite, o Corinthians chegou aos 45 pontos, enquanto o Gama permaneceu com 24. O time paulista ainda conta com o próximo jogo em casa para, aos poucos, consolidar seu retorno à elite. Neste sábado, novamente no Pacaembu, recebe o ABC.

Os gols desta noite foram marcados por Douglas, Herrera, Elias, André Santos e Bebeto. Douglas fez seu terceiro gol nos últimos quatro jogos, enquanto o argentino segue como artilheiro da equipe na Série B, agora com nove gols. Já Elias festejou seu primeiro com a camisa alvinegra, assim como o estreante Bebeto. "Tirei um peso das minhas costas", vibrou Elias.

PRINCIPAIS LANCES
Rubens Cavallari/Folha Imagem
Douglas (d) comemora o primeiro gol da vitória sobre o Gama, no Pacaembu
PRIMEIRO TEMPO
5min - GOOOOOOOOOLLLLLLLL DO CORINTHIANS!!! Douglas recebe na intermediária, ajeita e chuta de fora da área, acertando o canto esquerdo do goleiro Donizete para abrir o placar.
12min - Em rápido contra-ataque, Herrera recebe na direita, invade a área e corta o marcador. O argentino demora a concluir e, depois de deixar o goleiro caído no chão, perde gol claro batendo sobre o adversário. Douglas reclama bastante.
16min - João Paulo arrisca de longe e Felipe salta no canto direito para rebater. Boa chance para o Gama.
31min - GOOOOOOOOLLLLLLLL DO CORINTHIANS!!! Morais puxa ataque rápido pelo meio e abre na direita para Herrera. O argentino, sem marcação, desta vez domina e manda para as redes, fazendo 2 a 0 Corinthians.
38min - André Santos enfia na esquerda para Elias, que, dentro da área, toca para fora na saída de Donizete.
SEGUNDO TEMPO
3min - Após cruzamento da direita, Morais bate de primeira e carimba o travessão de Donizete. Quase o terceiro dos anfitriões.
9min - Elias avança pela direita e cruza rasteiro para Herrera, que se posiciona bem, mas desvia mal, longe do gol de Donizete.
19min - GOOOOOOOOLLLLLLLLL DO CORINTHIANS!!! André Santos converte pênalti sofrido por Herrera, após esforço do argentino, e aumenta a vantagem da equipe alvinegra.
21min - GOOOOOOOOOLLLLLLLL DO CORINTHIANS!!! Elias recebe na direita de Alessandro e, mesmo com pouco ângulo, consegue superar Donizete em chute preciso.
39min - Alessandro desvia mal cruzamento de Juliano e por pouco não engana Felipe, anotando gol contra.
46min - GOOOOOOOOOLLLLLLLL DO CORINTHIANS!!! Lulinha bate escanteio da direita e Bebeto, de cabeça, fecha a goleada corintiana no Pacaembu.
CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CORINTHIANS
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO GAMA
A partida começou do jeito que a torcida corintiana gosta. Mesmo diante da postura defensiva do Gama, escalado com três zagueiros, o time alvinegro logo conseguiu abrir o placar. Com cinco minutos de bola rolando, Douglas acertou belo chute de fora da área e colocou os anfitriões em vantagem.

O gol ajudou a deixar o jogo aberto. Ao contrário do que geralmente acontece no Pacaembu, o Corinthians viu o Gama se expor mais no ataque para tentar diminuir o prejuízo. O resultado disso logo pôde ser visto. Já com 12min, a equipe de Mano teve um contra-ataque e por pouco não ampliou. Herrera demorou muito e chutou sobre o marcador.

O Gama seguiu tentando assustar Felipe, mas os chutes de longe deram pouco trabalho ao camisa 1. Em contrapartida, o ataque corintiano fez a festa abusando da velocidade. E aos 31min, Herrera não desperdiçou sua segunda chance na partida. Recebeu de Morais e logo finalizou para ampliar: 2 a 0.

Atendendo aos pedidos de Mano, Morais caiu mais pelo lado esquerdo para buscar jogadas com André Santos e Douglas. Apesar do pouco entrosamento, a estratégia deu certo. Foi assim que Elias apareceu livre pelo setor e por pouco não anotou o terceiro. Do outro lado, o Gama pouco fez até os 40min, quando Felipe saiu nos pés de Landu e conseguiu boa defesa.

"O importante é que conseguimos uma vantagem boa. Agora é voltar com a mesma atenção, porque no jogo passado [diante do CRB] também abrimos 2 a 0 e depois ficou difícil", alertou Felipe, relembrando o triunfo por 2 a 1 sobre os alagoanos. O pedido do goleiro foi muito bem compreendido.

Depois do intervalo, o Corinthians sobrou. Ficou bem postado atrás, apenas aguardando os erros do Gama. E eles não demoraram a acontecer. Aos 19min, Herrera aproveitou bola mal recuada para o goleiro Donizete e sofreu pênalti. André Santos bateu bem e converteu.

Dois minutos mais tarde, foi a vez de Elias aproveitar espaço na defesa do Gama e bater cruzado para fazer 4 a 0.

Ainda teve bola no travessão, disparo cruzado de Herrera... E mais um gol, anotado pelo estreante atacante Bebeto já nos acréscimos. Enfim, a festa da torcida corintiana foi completa, com direito a "olas", gritos de "olé" e mais três pontos na classificação da Série B, que vai ficando cada vez mais para trás no caminho alvinegro.

CORINTHIANS
Felipe; Alessandro, Fábio Ferreira, William e André Santos; Cássio (Carlos Alberto), Elias, Lulinha e Douglas (Bebeto); Morais (Diogo Rincón) e Herrera
Técnico: Mano Menezes

GAMA
Donizete; Anderson (Otacílio), João Paulo e Pedro Paulo; Lucas Silva, André Silva, Uélliton, Juliano e Rodrigo Ninja; Landu (Marcelo Silva) e Dinei (Maia)
Técnico: Flávio Barros

Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Adson Márcio Lopes Leal (BA) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA)
Público: 12.668 pagantes (13.646 no total)
Renda: R$ 218.195,00
Cartões amarelos: Cássio (Corinthians); Juliano, Uélliton, Pedro Paulo, Donizete, João Paulo, André Silva (Gama)
Gols: Douglas, aos 5min, e Herrera, aos 31min do primeiro tempo; André Santos, aos 19min, Elias, aos 21min, e Bebeto, aos 46min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host