! Corinthians "atropela" ABC e inicia contagem regressiva à Série A - 30/08/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

30/08/2008 - 17h50

Corinthians "atropela" ABC e inicia contagem regressiva à Série A

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Antes do jogo contra o ABC, os corintianos, enfim, começaram a admitir que o retorno à elite do futebol nacional estava mais próximo. E provaram dentro de campo que esse dia deve chegar o mais rápido possível. Mesmo com um jogador a menos durante boa parte da partida, o time paulista goleou o rival potiguar por 4 a 0, atingiu seu 100º gol no ano, e manteve a folga na liderança da Série B.

CONFIRA COMO FOI A GOLEADA
Com essa vitória conquistada em seu 1.500º jogo no Pacaembu, o elenco de Parque São Jorge subiu para 48 pontos e tem um início de returno melhor do que o do primeiro turno, quando também bateu ABC, CRB e Gama. Nas primeiras partidas da segunda divisão, o Corinthians havia anotado "apenas" sete gols e sofrido três. Agora, os paulistas balançaram a rede em 11 oportunidades e levaram somente um.

Aliás, o adversário deste sábado não era tão fácil. Apesar de ocupar uma posição intermediária na tabela (27 pontos), o ABC entrou em campo com um bom retrospecto distante de Natal nessa Série B. Chegou à 22ª rodada com o quinto melhor aproveitamento longe de casa e com o quarto melhor ataque como visitante.

Por isso, o técnico Mano Menezes já começou a fazer as contas para alcançar o principal o objetivo do time no ano. Antes de pegar o rival potiguar, o treinador, apesar de discretamente, calculava que o clube ficaria próximo da Série A caso alcançasse seis vitórias na seqüência. O primeiro passo foi dado.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
Rubens Cavallari/Folha Imagem
Volante Elias abriu o placar para o Corinthians neste sábado em SP
PRIMEIRO TEMPO
10min - Após troca de passes pela direita, Morais rola para Elias, que chuta cruzado. A bola ainda toca na trave do ABC.
13min - Herrera desperdiça um gol incrível. O argentino é lançado e dribla o goleiro Raniere. No entanto, sua finalização é errada.
21min - GOOOOOLLLLL DO CORINTHIANS!!! Herrera se enrola com a bola, mas ainda consegue lançar para Elias. Livre, o volante enche o pé e coloca o time paulista em vantagem no placar.
27min - GOOOOOLLLLL DO CORINTHIANS!!! O argentino Herrera é lançado por Alessandro e, desta vez, dá uma de "garçom" para Douglas. O meia tem apenas o trabalho de tocar para o fundo da rede.
37min - Nilton cometeu falta no zagueiro Paulo César. Após paralisação, o árbitro dá cartão vermelho para o corintiano.
SEGUNDO TEMPO
14min - Chicão cobra a falta por cima da barreira, mas sem força e Ranieri segura firme.
19min - André Santos arrisca de fora da área e quase amplia. Raniere, atento, evita mais um.
20min - GOOOOOLLLLL DO CORINTHIANS!!! Elias toca para Douglas, que faz corta-luz e deixa para André Santos. O lateral-esquerdo toca entre as pernas do defensor do ABC e bate na saída de Raniere. Um golaço.
41min - GOOOOOLLLLL DO CORINTHIANS!!! No final, Jean cometeu pênalti sobre Lulinha. O juiz anotou pênalti. Chicão, que retornou á equipe após contusão, bateu e definiu a vitória. 4 a 0.
NOTÍCIAS DO CORINTHIANS
NOTÍCIAS DO ABC
CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B
Para se ter idéia de seu desejo, o técnico Mano Menezes deixou de lado a fama de "defensivo" e jogou boa parte da duelo deste sábado sem um volante sequer. Apesar da expulsão de Nilton, o único marcador, ainda no primeiro tempo, o treinador manteve a mesma ofensividade. Elias, que não é volante de origem, ficou responsável pela marcação. Assim, viu sua equipe chegar ao 100º gol no ano.

Nessa sua contagem regressiva, o Corinthians volta a campo no próximo sábado, diante do Fortaleza, no Ceará. Na terça-feira, o ABC tentará a recuperação contra o Gama, em casa.

O jogo
O primeiro tempo foi de uma equipe só. O Corinthians parecia um "rolo compressor". Pressionou desde o começou e não deixava o rival respirar em campo. Fora inúmeras chances, com a de Elias, aos 10min --em seu chute, a bola ainda bate na trave do time potiguar.

Já o argentino Herrera perdeu um gol incrível. Aos 13min, ele foi lançado e driblou o goleiro Raniere. Porém, estava com a cabeça abaixada e bateu para fora. Não fez, mas começou a se transformar no "garçom" do time.

Aos 21min, o atacante lançou para Elias, que, sem marcação, encheu o pé e colocou o Corinthians em vantagem no placar. O ABC, por outro lado, limitava-se a marcar. Até então, o goleiro Felipe era um mero espectador. O elenco potiguar tinha dificuldades para chutar ao gol.

E pior: acabou sofrendo o segundo rapidamente. Quatro minutos após sofre o primeiro, viu Herrera ser lançado por Alessandro e rolar para Douglas. O meia teve apenas o trabalho de tocar o fundo da rede. No final do primeiro tempo, o volante Nilton fez falta em Paulo César e recebeu cartão vermelho.

Isso não atrapalhou o ímpeto corintiano. Beneficiado pela fragilidade do adversário, o time de Parque São Jorge manteve o domínio da partida. Mesmo sem um marcador de ofício, continuou pressionando. E foi premiado com o seu terceiro gol.

Aos 20min, Elias toca para Douglas, que faz corta-luz e deixa para André Santos. O lateral-esquerdo toca entre as pernas do defensor do ABC e toca na saída de Raniere. Um golaço. Cinco minutos depois, Morais quase fez o seu primeiro com a camisa corintiana.

Em uma das raras oportunidades na partida, Warley acertou a trave de Felipe, aos 29min. Porém, aos 40min, Lulinha sofreu pênalti. Chicão, que retornou à equipe após contusão, bateu e definiu a vitória. 4 a 0.

CORINTHIANS
Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Nilton, Elias (Perdigão), Lulinha e Douglas; Morais e Herrera (Bebeto)
Técnico: Mano Menezes

ABC
Raniere; Márcio Santos (Leandro Sena), Ben-Hur e Paulo César (Valnei); Marcelinho, Jean, Márcio Hahn, Jean Carioca e Vainer; Warley e Alexandre
Técnico: Ferdinando Teixeira

Data: 30/08/3008 (sábado)
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Nilson Alves Carrijo (DF) e Fabio Gonçalves Araújo (DF)
Cartões amarelos: Márcio Santos, Valnei, Jean e Marcelinho (ABC); Herrera e Felipe (Corinthians)
Cartão vermelho: Nilton (Corinthians)
Gols: Elias, aos 21min, e Douglas, aos 27min do primeiro tempo; André Santos, aos 20min, e Chicão, aos 41min do segundo tempo.

Hospedagem: UOL Host