UOL Esporte Futebol
 
18/10/2008 - 17h57

Corinthians se vinga, bate Bahia e pode subir no próximo jogo

Do UOL Esporte
Em São Paulo
ASSISTA AOS TRÊS GOLS DA PARTIDA
Foram três meses de espera, mas o Corinthians conseguiu se vingar do seu primeiro algoz na Série B e se aproximou ainda mais da confirmação do acesso à elite. Na tarde deste sábado, a equipe alvinegra (vestindo a camisa roxa) venceu o Bahia por 3 a 0, em Feira de Santana, e praticamente "agendou" a festa do retorno para o Pacaembu. Dentinho, duas vezes, e Morais estufaram as redes.

Com 67 pontos e 16 de vantagem para o Vila Nova, quinto colocado, o Corinthians pode assegurar sua vaga na Primeira Divisão já no próximo sábado, quando recebe o Ceará. Para isso, além de vencer seu jogo, o time de Mano Menezes precisa torcer para que Barueri (4º) ou Vila Nova não ganhem.

Ambos os adversários têm 51 pontos e se enfrentam na 35ª rodada. Com isso, o quinto colocado chegará ao final do campeonato com o máximo de 70 pontos (em caso de empate no confronto direto). Um tropeço de um dos dois na próxima rodada beneficiará o Corinthians. O Barueri atuará em casa diante do Paraná, enquanto o Vila receberá a Ponte Preta.

PRINCIPAIS LANCES
Daniel Augusto Jr./Foto Arena/AE
Morais (d) comemora o primeiro gol do Corinthians na vitória sobre o Bahia
PRIMEIRO TEMPO
8min - GOOOOOOOOOOLLLLLLLL DO CORINTHIANS!!! Cristian cobra escanteio da direita e Morais aparece na primeira trave para, de cabeça, mandar a bola no canto esquerdo de Darci.
14min - Wellington Saci bate falta da esquerda, a bola é desviada e Fábio Ferreira cabeceia com força. O zagueiro erra o alvo e a finalização vai sobre o travessão.
29min - Marcelo Ramos completa cruzamento da direita, mas o chute de primeira sai muito alto. O experiente camisa 9 desperdiça boa chance.
46min - Bebeto recebe dentro da área, pela direita, e chuta cruzado. A bola sai rente à trave direita de Darci.
SEGUNDO TEMPO
11min - GOOOOOOOOLLLLLL DO CORINTHIANS!!! Após cruzamento da esquerda, Bebeto escora a bola e a ajeita para Dentinho, que conclui com categoria para ampliar a vantagem dos corintianos em Feira de Santana.
14min - Paulo Roberto arrisca da entrada da área e pega forte na bola, que passa sobre o travessão do gol de Felipe.
34min - GOOOOOOOOOLLLLLL DO CORINTHIANS!!! Dentinho recebe de costas para o gol, vira e dispara forte chute de fora da área, acertando o canto esquerdo de Darci.
VEJA MAIS IMAGENS DA PARTIDA
DENTINHO HOMENAGEIA VÍTIMAS
MANO EXALTA GOL NO COMEÇO
O CORINTHIANS FEZ UM BOM JOGO?
CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO BAHIA
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CORINTHIANS
"Estamos cada vez mais próximos da Série A, mas é importante o time manter os pés no chão para conseguir a vitória em casa no sábado", alertou Dentinho, nome da partida nesta tarde.

Mas caso a combinação de resultados não aconteça na próxima rodada, o acesso ainda poderá ser sacramentado no Pacaembu. Isso porque na rodada seguinte, o Corinthians jogará novamente em casa, contra o Paraná. Triunfo sobre cearenses e um empate com os paranistas garantirão o clube do Parque São Jorge na Série A sem depender de outros resultados.

O Corinthians entrou em campo neste sábado determinado também a dar o troco no Bahia, seu primeiro algoz na Série B. Taticamente, a equipe paulista não começou bem, mas se aproveitou da mesma arma do Bahia no duelo do primeiro turno. Na oportunidade, mesmo jogando mal, o time tricolor abriu o placar logo no início em cobrança de falta. Neste sábado, a história se inverteu.

Com oito minutos de bola rolando, Cristian cobrou escanteio da direita e Morais cabeceou para as redes, anotando seu segundo gol pelo Corinthians. O jogo, então, ficou do jeito que a equipe de Mano Menezes gosta. O Bahia começou a se arriscar no ataque. Adiantou a marcação e ficou rondando a área alvinegra. Por outro lado, ofereceu a chance do contra-ataque.

O Corinthians, porém, não soube aproveitar o espaço. A ligação rápida da defesa com o ataque não funcionou como esperado, e as bolas longas facilitaram os desarmes. Na parte ofensiva, o Bahia até buscou os espaços na zaga adversária, sem muito sucesso. Marcelo Ramos teve a melhor chance dos anfitriões e não aproveitou.

Na etapa final, o Bahia fez o que se espera de um anfitrião em desvantagem: partiu para cima. No entanto, o sistema defensivo corintiano não apresentou as mesmas falhas das rodadas anteriores, quando acumulou três empates consecutivos. O time baiano, então, tentou disparos de longe e cruzamentos que raramente levaram perigo à meta de Felipe.

ANÁLISE DO JUCA
Crédito
"E sob um sol de rachar, até que o primeiro tempo não deixou a desejar, com um jogo disputado lealmente e com boas chances dos dois lados"
BLOG DO JUCA KFOURI
Darci, por sua vez, teve bem mais trabalho. Principalmente com Dentinho. Artilheiro alvinegro na temporada (23 gols) e na Série B (13 gols), o jovem atacante mostrou oportunismo aos 11min e precisão no chute aos 34min para ampliar a vantagem dos visitantes.

Resultado: 3 a 0 para o Corinthians, missão cumprida em Feira de Santana e a festa do acesso cada vez mais próxima. O Bahia, por sua vez, permanece com 42 pontos e distante do G-4.

BAHIA
Darci; Alison (Fábio), Cléber Carioca e Rogério; Luciano Baiano (Caio), Fausto, Emérson Cris (Willames), Danilo Cruz e Ávine; Paulo Roberto e Marcelo Ramos
Técnico: Ferdinando Teixeira

CORINTHIANS
Felipe; Alessandro, Fábio Ferreira, William e Wellington Saci; Cristian, Elias, Douglas (Diogo Rincón) e Morais; Dentinho (Lulinha) e Bebeto (Otacílio Neto)
Técnico: Mano Menezes

Local: estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana (BA)
Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES)
Auxiliares: Gelson Pimentel Rodrigues (ES) e Geraldo Pimentel Rodrigues (ES)
Cartões amarelos: Émerson Cris e Alison (Bahia); Bebeto (Corinthians)
Gols: Morais, aos 8min do primeiro tempo; Dentinho, aos 11min e aos 34min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host