UOL Esporte Futebol
 
01/11/2008 - 18h17

Após acesso, Corinthians bate Paraná e segue firme rumo ao título

Jorge Corrêa
Em São Paulo
Se o técnico Mano Menezes estava preocupado com um possível relaxamento do Corinthians após o time conseguir o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, ele não viu isso neste sábado. Apesar da festa da torcida, que mais uma vez compareceu em grande número no Pacaembu, seus jogadores entraram ligados em campo, brigando por cada lance. Com tanta vontade, a equipe alvinegra venceu o Paraná Clube por 2 a 1, ficando ainda mais próxima do título da Série B.

O jogo foi muito equilibrado no meio campo, com as duas equipes se aplicando na marcação. O primeiro gol foi sair apenas no final da etapa inicial, em cobrança de pênalti do zagueiro corintiano Chicão. Mas os paranaenses empataram logo no início do segundo tempo com Fabinho. Dentinho, quando os visitantes já tinham um jogador a menos, fez o gol da vitória dos donos da casa.

Com esse resultado positivo, a equipe do Parque São Jorge manteve os 11 pontos de vantagem para o segundo colocado Avaí. Já o time de Curitiba, que na última rodada tinha garantido o acesso corintiano ao vencer o Barueri, seguiu na 13ª colocação.

Na próxima rodada o Paraná Clube recebe, já nesta terça-feira, o São Caetano, no estádio Durival Britto e Silva em Curitiba, às 20h30 (de Brasília). Já o Corinthians vai a Santa Catarina, onde enfrenta o Criciúma no Heriberto Hulse, às 16h20 do próximo sábado, quando o time pode garantir antecipadamente o título da Série B.

"Estávamos mornos no jogo, entramos desligamos. Tomamos o gol, mas ainda bem que conseguimos a vitória. Vamos trabalhar para fazer nosso papel independente do jogo do Avaí", disse o zagueiro Chicão, autor do primeiro gol do time, além de ter dado o passe para o segundo. "Procuro fazer meu trabalho, principalmente orientando ali atrás. Quero ajudar da melhor forma possível."

PRINCIPAIS LANCES
 Robson Ventura/Folha Imagem
Corinthians venceu Paraná em casa e se aproximou ainda mais do título da Série B
PRIMEIRO TEMPO
7min - Giuliano invade a área, livre, e Felipe sai bem para fechar o ângulo.
18min - Contra-ataque do Paraná, Fabinho recebe boa enfiada e arrisca de fora da área. A bola passa por cima assustando o goleiro Felipe.
20min - Passa perto!!! Bom toque de bola do ataque do Corinthians, Elias arrisca de fora da área e a bola passa raspando a trave.
43min - GOOOOOOOOOOOOOOL DO CORINTHIANS!!! Dentinho sofre penalty do goleiro Gabriel. Chicão cobra com categoria e marca o primeiro do Corinthians.
46min - Cobrança de falta da direita, Herrera desvia de cabeça e a bola passa muito perto do gol do Paraná.
SEGUNDO TEMPO
1min - O Corinthians já chega com Herrera, que arrisca de fora da área e a bola passa muito perto do gol de Gabriel.
5min - Defende Felipe!!! Ricardinho cobra falta da direita, Vagner sobe bem e cabeceia forte. Felipe faz ótima defesa e evita o empate.
7min - GOOOOOOOOOOOOOL DO PARANÁ!!! Ricardinho recebe na área e chuta cruzado. Felipe defende e, no rebote, Fabinho chega livre e empata a partida.
18min - GOOOOOOOOOOOOOL DO CORINTHIANS!!! Chicão cruza bem da direita, a bola passa por Bebeto, mas não por Dentinho que coloca o Corinthians de novo à frente.
A partida começou muito disputada. Precisando do resultado para afastar de vez o fantasma do rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro, o Paraná não aliviava na marcação, exagerando nas faltas no meio campo. Mesmo assim, o Corinthians conseguia chegar com perigo ao gol adversário.

A partir dos 10min do primeiro tempo, o time visitante conseguiu equilibrar a partida, ficando mais com a posse de bola. Em pelo menos dois lances de rápidos contra-ataques a equipe paranaense preocupou o goleiro Felipe. Só que o Paraná não aproveitava as chances que tinha e via os corintianos atacarem com muito ímpeto.

A segunda metade da etapa inicial foi mais equilibrada, com ambas as equipes demonstrando muita vontade de abrir o placar, mas falhando na hora da finalização. Só que quando o primeiro tempo tinha tudo para acabar no 0 a 0, o Corinthians fez o primeiro. Com 42min, Dentinho sofreu pênalti, convertido pelo zagueiro Chicão.

"É um jogo difícil, o Paraná tem um time esperto, que está marcando muito bem, mas caprichamos um pouco mais e conseguimos o pênalti", disse Alessandro, seguido por Douglas. "A equipe deles marca bem, de forma individual. Precisamos dar no máximo dois toques na bola para conseguir abrir os espaços na defesa deles."

O segundo tempo começou alucinante, com o Paraná Clube indo com tudo para cima do Corinthians e essa pressão logo rendeu resultado. Com apenas 7min da etapa complementar, Fabinho aproveitou rebote do goleiro Felipe dentro da pequena área, após chute de Ricardinho, e empatou para a equipe tricolor.

Poucos minutos depois de deixar tudo igual, Ricardinho complicou a vida dos visitantes ao ser expulso. Com um jogador a mais, o segundo gol do Corinthians era questão de tempo, e saiu aos 18min do segundo tempo. Depois de cruzamento de Chicão, a bola passou por Bebeto, e Dentinho apareceu livre para concluir e marcar o tento.

ANÁLISE DO JUCA
Crédito
"Mais cinco pontos e será o campeão da Série B, para tristeza de Felipe Massa."
BLOG DO JUCA KFOURI
Com o resultado garantido, os corintianos diminuíram um pouco o ritmo, indo para o ataque com um pouco menos de vontade. Mesmo com um jogador a menos, o Paraná Clube ainda levou algum perigo ao gol de Felipe, mas não foi o suficiente para empatar.

Assim como aconteceu durante todo o torneio, Dentinho foi destaque em campo neste sábado, marcando seu 14º gol na competição nacional. "Eu tive a felicidade de sofrer um pênalti e marcar o gol da virada. O torcedor sempre vem ao estádio para ver gols e estou tendo oportunidades de marcar os gols", completou o atacante.

CORINTHIANS
Felipe; Alessandro, Chicão, Fábio Ferreira (Diego) e Wellington Saci; Cristian, Elias, Diogo (Bebeto) e Douglas; Dentinho (Otacílio Neto) e Herrera
Técnico: Mano Menezes

PARANÁ
Gabriel; Daniel Marques (Marcelinho), Leandro e Fabrício; Murilo, Vagner, Kléber, Giuliano (Gláucio) e Fabinho; Rodrigo Pimpão (Éder) e Ricardinho
Técnico: Paulo Comelli

Data: 01/11/2008 (sábado)
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Horário: 16h20 (de Brasília)
Árbitro: Alício Pena Júnior (Fifa-MG)
Auxiliares: Katiuscia Berger Mendonça (Fifa-ES) e Jorge Antônio Pinheiro Lobato (AP)
Público: 27.561 pagantes
Renda: R$ 544.758,00
Cartões amarelos: Daniel Marques, Fabrício, Gabriel (Par); Diogo (Cor)
Cartão vermelho: Ricardinho (Par)
Gols: Chicão, aos 43min do primeiro tempo; Fabinho, aos 7min, e Dentinho, aos 18min do segundo tempo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host