UOL Esporte Futebol
 
08/11/2008 - 18h17

Em dia perfeito, Corinthians vence e 'encerra' ano com título da Série B

Alexandre Sinato
Em Criciúma (SC)
A Série B é do Corinthians. Em uma tarde perfeita, o "time sensação" do campeonato conquistou seu objetivo secundário: duas rodadas depois de garantir o acesso, a equipe alvinegra faturou o título da Segundona e fez nova festa. O troféu foi assegurado com a vitória por 2 a 0 sobre o Criciúma, no estádio Heriberto Hulse, e graças ao tropeço do Avaí diante do CRB.

VEJA OS GOLS DA VITÓRIA CORINTIANA
Líder desde a segunda rodada, dono do melhor ataque, da melhor defesa e derrotado apenas duas vezes, o Corinthians completou nesta tarde seu passeio pela Segundona. Com quatro rodadas de antecedência, confirmou o que todos esperavam e "encerrou" sua participação no torneio. Agora, só cumprirá tabela.

Com gols de Chicão e Cristian, o Corinthians dominou todo o primeiro tempo e boa parte do jogo neste sábado. Assim, chegou sem maiores dificuldades aos 76 pontos, marca que não pode mais ser alcançada por ninguém. O Avaí, que poderia adiar a festa alvinegra, colaborou com os paulistas e só empatou com o rebaixado CRB, em Maceió.

PRINCIPAIS LANCES
Giuliano Gomes/AE
Chicão comemora seu décimo gol na Série B, o primeiro do jogo
PRIMEIRO TEMPO
9min - Douglas enfia a bola para Dentinho pela direita da área e o atacante faz o cruzamento. Herrera se antecipa à marcação, mas chuta muito mal, sobre o travessão.
11min - Chicão cobra falta com categoria e manda no ângulo superior esquerdo de Vinícius, que salta e consegue boa defesa.
18min - Elias tabela com Herrera e ajeita para Douglas. O camisa 10, de dentro da área, desperdiça ótima chance ao finalizar para fora.
23min - GOOOOOOOOOLLLLLLLL DO CORINTHIANS!!! André Santos bate falta da esquerda na segunda trave e encontra Chicão, que aproveita vacilo de Vinícius e cabeceia para o fundo das redes.
29min - Morais faz boa jogada pela esquerda e bate cruzado, mas Dentinho não alcança. Na seqüência, Alessandro dispara sobre o travessão.
34min - GOOOOOOOOOLLLLLLLL DO CORINTHIANS!!! Cristian tabela com Douglas, invade a área pela esquerda e toca com categoria na saída do goleiro Vinícius.
SEGUNDO TEMPO
3min - Zulu recebe na área, gira sobre a marcação e chuta no canto, parando em defesa de Felipe.
13min - Douglas é lançado em velocidade, tromba com a marcação e chuta da entrada da área. Vinícius, bem posicionado, consegue interceptar.
18min - Luis Mário levanta a bola da direita e Zulu cabeceia no canto, mas Felipe, atento, evita o gol.
28min - André Santos perde grande oportunidade de fazer o terceiro ao chutar sobre o goleiro, após cruzamento de Morais.
CONFIRA IMAGENS DA PARTIDA
AVAÍ EMPATA E AJUDA TIMÃO
TIME É CAMPEÃO MAIS PRECOCE
TIMÃO SE APROXIMA DE RECORDE
FELIPE SE MACHUCA NA FESTA
DOUGLAS SERÁ DESFALQUE
CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CORINTHIANS
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CRICIÚMA
AVALIE O ANO DO CORINTHIANS
A comemoração corintiana, contudo, foi compatível com o triunfo alcançado. Considerado uma obrigação, o título não empolgou tanto os torcedores como o retorno à elite. "Não é mole não, ganhar a Série B não é mais que obrigação", gritaram os corintianos das torcidas organizadas em Criciúma. Já os "comuns" festejaram normalmente, gritando "é campeão".

Os jogadores, como disseram ao longo de toda a temporada, valorizaram a conquista. Não ficaram tão eufóricos com o troféu da Série B, mas foram na direção da arquibancada e comemoraram abraçados ou no alambrado. "É meu primeiro título como profissional e estou muito feliz. Vamos festejar", disse o atacante Dentinho.

O comandante Mano Menezes também fez questão de exaltar o troféu. "O que suja o currículo é o rebaixamento, ser campeão não", argumentou o treinador, bicampeão da Série B (ele ganhou com o Grêmio em 2005).

Apesar da importância do jogo para o Criciúma em sua luta contra a degola, foi o Corinthians que mandou no início da partida, deixando clara a diferença técnica entre os times. Herrera, Chicão e Douglas tiveram as primeiras três chances de gol e assustaram os anfitriões. Do outro lado, enquanto isso, a única ameaça a Felipe foi o fogo nas faixas trazidas pelos torcedores.

Por mais de cinco minutos, as faixas ficaram queimando atrás do gol do corintiano, que reclamou com a arbitragem da excessiva fumaça. Extintores, então, foram utilizados para apagar o fogo. O "fogo corintiano", contudo, continuou o mesmo, até que o placar foi aberto.

Zagueiro-artilheiro, Chicão aproveitou cobrança de falta de André Santos e anotou seu décimo gol na Série B, empatando com Herrera e ficando atrás apenas de Dentinho. No embalo do camisa 3, Cristian também fez o seu. Douglas fez bonito lançamento e o volante tocou na saída do goleiro: 2 a 0.

Se já estava animada com os gols alvinegros, a torcida corintiana aumentou sua festa aos 38min, quando o sistema de som do Heriberto Hulse anunciou o gol do CRB diante do Avaí. Imediatamente, os gritos de "é campeão" foram entoados pelos visitantes.

"Agora é manter essa pegada, temos condições de fazer mais gols", alertou Douglas no intervalo. Pelos lados dos anfitriões, o discurso foi de crítica. "O time está dormindo em campo", esbravejou o experiente Jardel, substituído em seguida.

No segundo tempo, com Zulu no ataque, o Criciúma melhorou. Felipe teve mais trabalho e fez sua parte. O Corinthians, por sua vez, passou a jogar como gosta, explorando os contra-ataques. André Santos e Douglas tiveram boas chances, mas desperdiçaram. Mas a vitória e a festa já estavam garantidos. O Corinthians é campeão da Série B e deixa o Criciúma na zona de rebaixamento.

CRICIÚMA
Vinícius; Luis André, Cláudio Luiz, Éverton e Mateus; Basílio, Coutinho, Luciano Bebê e Marcelo Rosa (Canindé); Luis Mário (Alexandre Acerola) e Jardel (Zulu)
Técnico: Gonzaga Milioli

CORINTHIANS
Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias, Douglas (Diogo Rincón) e Morais (Wellington Saci); Dentinho (Bebeto) e Herrera
Técnico: Mano Menezes

Local: estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Auxiliares: Julio Cesar Rodrigues Santos (RS) e Alexandre Pruinelli Kleiniche (RS)
Cartões amarelos: Luciano Bebê, Jardel, Cláudio Luiz, Basílio (Criciúma); Douglas, Elias (Corinthians)
Gols: Chicão, aos 23min, e Cristian, aos 34min do primeiro tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host