UOL Esporte Futebol
 
15/11/2008 - 13h44

No aniversário de 70 anos, "Pior Time do Mundo" sonha alto

Do UOL Esporte
No Recife
Conhecido como o "Pior Time do Mundo", o Íbis Sport Club comemora neste sábado 70 anos de existência com a expectativa de passar por uma virada. A partir do projeto de um empresário português, o clube que hoje disputa a segunda divisão do Campeonato Pernambucano pode virar um clube-empresa, com direito à construção de um centro de treinamento.

Não é a primeira vez que um projeto deste tipo, envolvendo o Íbis, é apresentado. Desta vez, no entanto, as ações já começam a aparecer. Uma empresa paulista de comunicação e publicidade foi contratada e o clube já conta com um novo site, com direito a um moderno hino, que podem ser conferidos no endereço www.ibissportclub.com.br. No espaço na internet, também serão realizadas promoções, como a que vai escolher o novo padrão e o novo escudo do rubro-negro menos vitorioso do futebol pernambucano.

O projeto de transformar o Íbis em clube-empresa é tocado pelo português Filipe Fernandes, que apresenta, no próximo dia 29, o projeto Íbis Século XXI. O modelo é parecido com o que o Santa Cruz Futebol Clube deseja colocar em prática, sendo que os valores é que são diferentes. A idéia é formar um fundo de investidores e qualquer um pode participar. Sendo que, no Íbis, as cotas mínimas serão de R$ 3,00.

De acordo com o futuro presidente da agremiação, Meiber Ramires, o projeto do novo Íbis é voltado para a formação de jogadores, prevê o investimento de R$ 15 milhões em um centro de treinamento e tem como alvos os mercados argentino e italiano. "Ele nos procurou, fez a proposta e assinamos a parceria. O projeto é muito bom", garantiu Ramires, em entrevista ao Jornal do Commércio.

Se vai dar certo ou não, o projeto surge como a única saída imediata para tirar o time de uma situação dramática. Sem sede fixa, o Íbis perambulou por diversos municípios nos últimos anos, a fim de contar com um estádio para mandar seus jogos. Na Série A-2 do Pernambucano deste ano, perdeu um jogo por WxO e foi eliminado, com a perspectiva de sofrer uma punição longa por parte da Federação Pernambucana de Futebol.

A história do Íbis em jogos oficiais, começa com uma goleada de 9 a 2 sofrida frente ao Náutico, em sua estréia no Campeonato Pernambucano, em 1947. Apesar da glória da conquista de um Torneio Início do Campeonato Pernambucano e de ter revelado dois jogadores que chegaram a disputar Copa do Mundo, o artilheiro Vavá (58 e 62) e o lateral-esquerdo Rildo (66), como não poderia deixar de ser essa história é repleta de fatos negativos. O auge da "ruindade" que sempre marcou as campanhas do clube aconteceu entre 1980 e 1984. Com uma série de 55 jogos sem vitória, o "Pássaro Preto" cravou seu nome no Guiness Book, o Livro dos Recordes e garantiu de vez o título que ostenta com orgulho.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host