UOL Esporte Futebol
 
30/11/2008 - 19h02

Com Mineirão lotado, Atlético-MG e Santos só empatam

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Diante de mais de 58 mil pagantes no Mineirão, Atlético-MG e Santos, sem mostrar um futebol à altura do grande público, não passaram de um empate sem gols neste domingo, na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro 2008. Apesar do resultado ruim em casa, o time mineiro garantiu vaga na Copa Sul-Americana em 2009.

Já a equipe paulista praticamente se livrou do rebaixamento. Apenas uma tragédia fará com que o Santos jogue a Série B em 2009. O time alvinegro teria que perder para o Náutico em casa, o Atlético-PR precisaria vencer o Flamengo em Curitiba, e o Figueirense golear o Internacional para tirar uma diferença de 17 gols saldo.

VEJA OS LANCES DO CONFRONTO
VOTE NOS MELHORES DO DIA
O Atlético foi a 48 pontos e terminou a rodada em 12º lugar. O time não conseguiu repetir as atuações das vitórias sobre Botafogo e Vasco, ambos no Mineirão. Apesar do empate em casa, a equipe mineira se classificou para a Sul-Americana.

Na última rodada do Brasileirão, o Atlético enfrenta o Grêmio, em Porto Alegre, no próximo domingo. O tricolor gaúcho ainda briga pelo título da competição com o São Paulo.

Com o empate, o Santos permaneceu em 14º lugar e foi a 44 pontos, três a mais que o Figueirense, que é o primeiro da zona de rebaixamento com 41 pontos.

O goleiro Edson, que se destacou com boas defesas, disse o Atlético não soube sair da forte marcação do Santos. "O Santos veio querendo empatar o jogo, acho que eles conseguiram, e a gente tinha que ter a consciência de rodar a bola, trabalhar a bola. No primeiro tempo, demos muito espaço para o Santos. No segundo tempo, melhoramos um pouco, mas não criamos oportunidades suficientes para fazer o gol", disse o jogador.

PRINCIPAIS LANCES
AE
Time mineiro ao menos garantiu uma vaga para disputar a Copa Sul-Americana de 09
PRIMEIRO TEMPO
19min -Castillo recebeu de Raphael Aguiar, girou na área e bateu por cima do gol de Fábio Costa.
26min - Kléber recebe em velocidade e entra livre na área. O lateral santista chuta e Edson faz grande defesa
33min - Lima recebe livre e invade a área atleticana, mas chuta em cima de Edson, que novamente evita o gol do Santos.
37min - Elton recebe na área e bate de perna esquerda, mas Fábio Costa faz boa defesa e evita o gol do Santos.
SEGUNDO TEMPO
6min - Marques tenta encobrir o goleiro Fábio Costa, mas erra o alvo.
18min - Petkovic cobra falta da entrada da área, mas a bola pára na barreira.
- Petkovic cobra escanteio da direita e a bola é desviada na área, mas Fábio Costa defende sem problema.
24min - Raphael Aguiar arrisca de longe, mas erra o alvo e não leva perigo a Fábio Costa.
MARQUES OBTÉM RECORDE
TÉCNICO VÊ 'PRESENTE DE GREGO'
SOUTO: SANTOS SEGUROU EMPATE
LEIA NOTÍCIAS DO ATLÉTICO-MG
LEIA NOTÍCIAS DO SANTOS
TABELA DO BRASILEIRÃO
Atlético e Santos fizeram campanhas irregulares no Brasileiro e viveram momentos conturbados durante a temporada. O clube mineiro enfrentou renúncia de presidente, dispensa de atletas por indisciplina e invasão da sede por torcedores. O clube paulista também encarou situação difícil com a torcida, revoltada com as atuações ruins da equipe.

"Aconteceram muitas coisas que inviabilizaram a trajetória eliz do clube neste ano. Isso serve de lição, serve de aprendizado para todos, para que a gente possa ter uma situação normal no próximo ano, que o Atlético retome seu caminho natural", afirmou o técnico Marcelo Oliveira, que pode ter comandado o Atlético pela última vez no Mineirão, uma vez que o presidente Alexandre Kalil não o garantiu para 2009.

O jogo

Antes da partida ocorreu um momento de solidariedade. Jogadores de Atlético e Santos entraram em campo exibindo faixa na qual pedem doações às vítimas das chuvas em Santa Catarina

A partida teve um sabor especial para o atacante Marques, de 35 anos. O ídolo atleticano se tornou o jogador que mais vezes (190) vestiu a camisa alvinegra em Campeonato Brasileiro. Ele ultrapassou o ex-lateral-esquerdo Paulo Roberto Prestes, que disputou 189 jogos pela principal competição nacional.

Marques tentou ajudar o Atlético, mas acabou pedindo para sair no segundo tempo e deu lugar ao jovem Pedro Paulo. O experiente atacante disse que faltou iniciativa à equipe mineira, uma vez que atuava diante da torcida.

O primeiro tempo no Mineirão foi equilibrado. Apesar do apoio em massa da torcida, o Atlético não conseguiu se impor e deu espaço ao Santos, que teve mais oportunidades para abrir o placar. Porém, a partida terminou empatada sem gols nos primeiros 45 minutos.

O goleiro Edson, que fez defesas importantes e evitou pelo menos duas vezes o gol do Santos no primeiro tempo, lamentou o vacilo da equipe diante da torcida. "Jogando dentro do Mineirão, não podemos dar tanto espaço assim para a equipe do Santos", disse o jogador.

ANÁLISE DO JUCA
Crédito
"E tudo ficou para a última rodada do Brasileiro"
BLOG DO JUCA KFOURI
No segundo tempo, a partida continuou ruim no Mineirão. O técnico Marcelo Oliveira mudou o Atlético e colocou Petkovic na partida depois que a torcida gritou o nome do meia sérvio. O atacante boliviano Castillo deixou o campo.

No entanto, a partida continuou a desejar. O Santos diminuiu o ritmo e passou a ser pressionado pelo Atlético. Porém, o time mineiro encontrou dificuldade para furar o bloqueio da equipe paulista. A torcida se irritou com alguns jogadores, como o volante Márcio Araújo, que chegou a ser vaiado.

Atlético-MG
Edson, Sheslon, Leandro Almeida, Welton Felipe e Raphael Aguiar; Francis, Márcio Araújo (Beto), Elton e Renan Oliveira; Marques (Pedro Paulo) e Castillo (Petkovic)
Técnico: Marcelo Oliveira

Santos
Fábio Costa; Wendel (Pará), Domingos, Fabão e Fábio Santos; Rodrigo Souto, Roberto Brum, Kleber e Molina (Thiago Luís); Robson (Adriano) e Lima
Técnico: Márcio Fernandes

Data: 30/11/2008 (domingo)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público: 58.391 pagantes
Renda: R$ 383.212,50
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (Fifa/SC)
Assistentes: Katiuscia Mayer Berger Mendonça (Fifa/ES) e Carlos Berkenbrock (SC)

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host