UOL Esporte Futebol
 
21/12/2008 - 11h25

Corinthians tem a maior torcida no Paraná, mostra pesquisa

Do UOL Esporte
Em Curitiba
Uma pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisa, em todas as regiões do Estado do Paraná, mostrou que as maiores torcidas de futebol não são de Atlético-PR, Coritiba ou Paraná, como se poderia supor. O maior contingente de torcedores do Estado é de corintianos.

O RANKING DAS TORCIDAS
Corinthians: 12,5%
Atlético-PR: 9,6%
Palmeiras: 7,6%
Coritiba: 7,5%
São Paulo: 6,5%
Flamengo:6,2%
Santos:4,3%
Paraná:3,2%
LEIA NOTÍCIAS DO CORITIBA
LEIA NOTÍCIAS DO ATLÉTICO-PR
LEIA NOTÍCIAS DO PARANÁ
O levantamento, considerado um dos maiores já realizados no Brasil, ouviu 101.981 pessoas, em 68 cidades paranaenses, e durou nove meses, de fevereiro a novembro deste ano. Os números finais foram divulgados neste domingo pelo jornal "Gazeta do Povo".

No final, o resultado apontou os seguintes números: o Corinthians lidera no Estado, com 12 ,5%. O Atlético vem a seguir, com 9,6%, e o Coritiba, com 7,5%, disputa um empate técnico com o Palmeiras, que registrou 7,6% das preferências. O Paraná Clube é apenas oitavo colocado, com 3,2%. São Paulo, 6,5% e Flamengo, 6,2%, superam o Tricolor paranaense.

Na disputa na capital, Curitiba, o Atlético também leva vantagem sobre o Coxa. De acordo com a pesquisa, 24,6% dos curitibanos se declaram atleticanos, com 21,3% de coxas-brancas. Os números se repetem na Região Metropolitana, com 19,1% contra 14,8% a favor dos atleticanos.

Outros dados das pesquisa mostram que o grande número migrantes de outros Estados contribui para a pulverização das torcidas de futebol no Paraná e o pouco apelo dos clubes de Curitiba no interior.

É o caso da região Oeste, colonizada, entre as décadas de 20 e 70, predominantemente por gaúchos. Na maioria das principais cidades de região a preferência é por Internacional e Grêmio, quando o assunto é futebol.

Graças ao peso do Oeste, os dois rivais gaúchos aparecem em nono e décimo lugares, na pesquisa. O Tricolor tem 2,6% dos torcedores paranaenses, contra 1,4% do Colorado.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host