UOL Esporte Futebol
 

Washington tem agora dez gols em oito partidas contra a Portuguesa

25/01/2009 - 18h54

Washington brilha, faz dois e dá vitória ao São Paulo sobre a Lusa

Rodrigo Farah
Em São Paulo
As expectativas da torcida do São Paulo neste domingo giravam todas em torno da estreia do atacante Washington, algoz do time no ano passado. Quando finalmente entrou em campo, ele não decepcionou: precisou de apenas dois minutos para marcar e depois ainda fez mais um para selar o resultado. Com dois gols do centroavante, a equipe de Muricy Ramalho superou a falta de ritmo e derrotou a Portuguesa por 2 a 0 no Canindé, conquistando a primeira vitória no Campeonato Paulista.

"Não senti nenhum problema de entrosamento e acho que posso melhorar ainda mais com o restante do time. Não vou dar nota pela minha atuação, prefiro que a torcida faça isso", celebrou Washington, autor de cinco gols contra o seu clube atual em 2008.

O triunfo deixou a equipe do Morumbi com quatro pontos, a dois dos líderes do Estadual. Já a Portuguesa sofreu sua segunda derrota consecutiva mesmo com a estreia do técnico Mário Sérgio e continua sem somar pontos no Estadual, no fundo da classificação.

O resultado deste domingo serviu ainda para o São Paulo aumentar sua soberania no estádio rubro-verde. Ao todo, ambos os times já disputaram 32 jogos no Canindé, e o clube tricolor saiu vitorioso em metade deles. Já a Portuguesa conquistou apenas seis triunfos no total, além de dez partidas terminarem empatadas.

Não só isso, como a equipe do Morumbi ampliou sua longa série invicta para 21 confrontos consecutivos. Embalado pela conquista do hexacampeonato nacional, o São Paulo não sabe o que é perder desde o dia 17 de agosto do ano passado, quando caiu diante do Grêmio por 1 a 0.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
2min - GOOOOLLL DO SÃO PAULO!!! Hernanes cobra escanteio da esquerda e Washington, em seu primeiro toque, completa de perna direita. A bola ainda resvala em Ediglê, mas para no fundo da rede.
15min - Marco Antônio realiza boa jogada individual na intermediária e chuta colocado. Rogério Ceni faz linda defesa no canto esquerdo e salva o São Paulo.
31min - Na trave! Athirson invade a área após tabela com Edno e chuta em cima de Rogério Ceni. Na sobra, Fabrício Carvalho cabeceia no travessão. A bola volta para o atacante, que chuta forte, mas não faz o gol após toque de Miranda.
SEGUNDO TEMPO
3min - Na trave! A Portuguesa mantém a pressão no segundo tempo. Rai chuta de fora da área e acerta o travessão são-paulino.
9min - Hugo gira sobre o marcador e chuta rasteiro. O goleiro Fabio se estica e manda a bola para escanteio.
31min - Richarlyson recebe belo passe de Washington dentro da área, livre de marcação. Na frente do gol, o volante tricolor chuta em cima de Fabio e desperdiça grande chance.
33min - GOOOLLL DO SÃO PAULO!!! Washington se livra da marcação dentro da área e completa para gol de cabeça após cruzamento de Zé Luís.
41min - Denis realiza linda defesa após chute de Fabrício Carvalho e tem seu nome gritado pela torcida do São Paulo.
MAIS NOTÍCIAS DO SÃO PAULO
LEIA MAIS DA PORTUGUESA
TABELA DO PAULISTA
E neste domingo, o São Paulo começou a partida dando sinais que seria difícil acabar com essa sequência. Muricy Ramalho ainda teve o desfalque de última hora de Borges, que sentiu indisposição pela manhã e cedeu a vaga para Hugo. O ataque tricolor, porém, precisou apenas de dois minutos para mostrar sua força nas jogadas de bola parada: em seu primeiro toque na bola, Washington mandou para o gol após cobrança de escanteio.

O gol sofrido no começo da partida acordou a Portuguesa. Aos poucos, os anfitriões passaram a ter mais domínio da posse de bola e a levar perigo à meta de Rogério Ceni. A equipe da casa melhorou ainda mais quando Fabrício Carvalho entrou no lugar de Héverton, mas não fez o suficiente para empatar até o intervalo. Ao mesmo tempo, o time do Morumbi ensaiou bons contra-ataques com Hernanes e Arouca, sem sucesso nas conclusões.

A etapa complementar começou sem mudanças nas formações e também no panorama do jogo. Logo aos 3min, Rai acertou novamente o travessão de Rogério Ceni e manteve a pressão da Portuguesa. Com a entrada de Dagoberto no lugar de Arouca, os visitantes conseguiram trabalhar melhor a bola no setor ofensivo e respiraram no jogo.

Aos 23min, Rogério Ceni caiu no gramado com dores musculares e deixou a torcida tricolor apreensiva. Sem condições, o ídolo são-paulino deu chance ao novato Denis, de 21 anos, realizar sua estreia três dias após sua apresentação. Quando o confronto perdia ritmo de ambos os lados, Washington voltou a aparecer. Aos 33min, mostrou oportunismo mais uma vez e completou de cabeça para fechar o placar a favor do clube tricolor.

"Foi muito gostoso ter entrado e ajudado a equipe. Nunca tinha visto o Rogério deixar uma partida e nem acreditei muito quando ele realmente saiu. Nunca desejamos que um companheiro se machuque, mas tive a felicidade de entrar e ajudar o São Paulo", comentou Denis, que fez boas defesas e mostrou segurança no gol.

As duas equipes voltam a campo no meio da semana pela terceira rodada do Estadual. O São Paulo atua novamente fora de casa, desta vez contra o Guarani, na quarta-feira. Um dia depois, é a vez da Portuguesa retornar ao Canindé para tentar superar o Bragantino.

PORTUGUESA 0 X 2 SÃO PAULO

Portuguesa
Fabio; Bruno Rodrigo, Ediglê e Érick; César Prates, Rai, Marco Antonio (Rogério), Fellype Gabriel (Guigov) e Athirson; Edno e Héverton (Fabrício Carvalho)
Técnico: Mário Sérgio

São Paulo
Rogério Ceni (Denis); Renato Silva, André Dias e Miranda; Zé Luís, Jean, Arouca (Dagoberto), Hernanes e Junior Cesar; Hugo (Richarlyson) e Washington
Técnico: Muricy Ramalho

Data: 25/01/2009 (domingo)
Horário: às 17h (horário de Brasília)
Local: estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa-SP)
Auxiliares: Maria Eliza Correia Barbosa e João Bourgalber Nobre Chaves (SP)
Público pagante: 7.562
Renda: R$ 176.990,00
Cartões amarelos: Ediglê, Rai, (POR); André Dias, Hugo (SP)
Gols: Washington, aos 2min do primeiro tempo, e aos 33min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host