UOL Esporte Futebol
 
13/02/2009 - 13h57

Sport x Náutico é o terceiro clássico mais antigo do país

Irce Falcão
No Recife
Sem influenciar mais no título do primeiro turno do Campeonato Pernambucano, conquistado pelo Sport com uma rodada de antecedência, o Clássico dos Clássicos deste sábado, na Ilha do Retiro, será mais um capítulo na longa história dos confrontos entre Náutico e Sport.

Terceiro clássico mais antigo do país, perdendo apenas para o Clássico Vovô, entre Botafogo e Fluminense, e para o Gre-nal, entre os gaúchos Grêmio e Intrenacional, o confronto entre os rivais pernambucanos completa 100 anos nesta temporada. O primeiro encontro aconteceu no dia 25 de julho de 1909, no British Country Club, culminando na vitória alvirrubra por 3 a 1.

Apesar de ter sido o primeiro vencedor da história do clássico, o Náutico não sabe o que é vencer o rival rubronegro há dois anos (a última vitória foi em 2007). Além da rivalidade acentuada entre as duas equipes, o Náutico quer quebrar o tabu de não derrotar o Sport, na Ilha do Retiro, há cinco anos. Nos últimos oito jogos, foram cinco vitórias rubronegras e três empates.

No última temporada, os times se encontraram quatro vezes, entre os Campeonatos Pernambucano e Brasileiro, sendo duas vitórias do Sport e dois empates. Outro ingrediente para a partida deste sábado é o fato de os times serem os únicos invictos, até agora, no Campeonato estadual.

"Mesmo o jogo não valendo mais o título, tenho, particularmente, uma motivação especial, já que no último não consegui sair vitorioso de nenhuma partida contra o Sport. Quero defender ainda a invencibilidade na temporada", admitiu o goleiro Eduardo.

Enquanto o Náutico venceu seis e empatou outros quatro jogos no estadual, o Sport mostrou mais regularidade, somando nove vitórias em dez jogos. Com a proximidade da estreia na Taça Libertadores da América, o elenco rubronegro admite já estar focado na competição Sul-Americana, mas, não abre mão da vitória sobre o Náutico.

"Fizemos bem o nosso trabalho e conquistamos o primeiro objetivo do ano, que foi garantir o turno com antecipação. Estaria mentindo se falasse que estamos focados no clássico, mas, independente da situação, vamos entrar em campo para manter o tabu contra o Náutico", afirmou o zagueiro Igor.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host