Topo

Vander Iacovino dá dicas para os calouros

14/11/2000 19h19

L! Sportpress
No Rio de Janeiro

Às vésperas da estréia no Campeonato Mundial da Guatemala, o técnico Vander Iacovino aposta no diálogo para passar tranqüilidade e confiança à Seleção Brasileira de Futsal, formada, em
sua maioria, por estreantes.

"Falo sempre que temos que pensar primeiro nos adversários da nossa chave (Casaquistão, Portugal e Guatemala), para, depois passarmos a nos concentrar nas seleções da Rússia, Holanda, Croácia, Irã, Portugal e Argentina, que montou uma equipe fortíssima", afirmou Iacovino.

Na seleção brasileira, apenas os alas Manoel Tobias e Fininho já participaram de mundiais.

"Temos de aproveitar tudo que envolve o campeonato. Tudo aqui é diferente dos campeonatos nacionais e estaduais. Não estamos defendendo as cores dos nossos clubes, mas todo o nosso país. E nós temos de ter essa alegria na cabeça e nos pés, pois é um momento único, que acontece de quatro em quatro anos e que poucos têm o prazer de experimentar", disse o treinador, que foi bicampeão em 1992 e 1996, como capitão da equipe .

Se a seleção brasileira de futsal conseguir o hexacampeonato, terá conquistado também a quarta edição do torneio organizada pela Fifa. As três anteriores foram todas vencidas pelos brasileiros, que na história dos mundiais só não foram campeões em 1988, na Austrália, quando o campeonato foi organizado pela última vez pela Fifusa (Federação Internacional de Futebol de Salão) e teve como vencedor o Paraguai.

A delegação brasileira embarcaria para a Guatemala na noite desta terça-feira, mas teve a viagem adiada para a manhã de quarta. O horário ainda não foi confirmado. A estréia no torneio será neste sábado, dia 18, às 18h, contra o Casaquistão.