Topo

Falcão faz três e vira recordista em maior goleada do Brasil na Copa

Ian MacNicol - FIFA/FIFA via Getty Images
Imagem: Ian MacNicol - FIFA/FIFA via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/09/2016 19h36

Já classificado para próxima fase da Copa do Mundo e diante de um adversário extremamente frágil, a Seleção Brasileira de futsal queria mais do que vencer neste sábado. O time também queria recordes. Um deles foi conquistado com o placar do jogo: a vitória por 15 a 3 é a maior goleada nessa Copa. E a outra marca foi mais importante, de Falcão, que fez três gols, superou Manoel Tobias e também se tornou o maior artilheiro da história das Copas de futsal, com 45.

Depois de vitórias tranquilas contra Ucrânia, Austrália e Moçambique, o Brasil vai para próxima fase da Copa, mas ainda não sabe qual será seu adversário, pois espera definições nos grupos B, E e F. Por enquanto só está definida a data: quarta-feira, às 19h30 (de Brasília). No outro jogo da chave a Ucrânia venceu a Austrália por 3 a 1 e também se classificou. 

Falcão supera Manoel Tobias 

Falcão ficou pouco tempo em quadra no 1º tempo, mas desperdiçou algumas chances de gol e passou em branco. Fracassou em jogadas de letra, de chapéu e até em uma finalização simples. Depois do intervalo, ele voltou jogando, não foi bem e saiu porque o Brasil estava baixando o ritmo demais. Voltou rapidamente, teve mais uma chance de gol e demorou para finalizar. Um pênalti nos últimos minutos resolveu a questão para Falcão: ele entrou em quadra só para cobrar e igualou o recorde de Manoel Tobias, com 43 gols. Depois ele perdeu uma falta de 10 metros, mas não fez falta: quando faltavam três minutos para o fim do jogo, ele recebeu uma bola na direita e acertou um chute preciso de esquerda para virar o maior artilheiro de Copas do Mundo de futsal. 

Quem fez os gols

O 1º tempo terminou 8 a 1 para o Brasil. Quem abriu o placar foi Rodriguinho. Depois Xuxa marcou após passe de Falcão. O terceiro gol também foi de Rodrigo, em cobrança de falta. Xuxa fez seu segundo em um rebote. Outro que fez dois gols foi Dieguinho. Primeiro após passe de Xuxa. Depois em jogada individual.

Então aconteceu o gol de Moçambique, quando Dyego cometeu pênalti. Mario foi para cobrança, chutou no canto direito e balançou a rede. Mas logo o Brasil aumentou o placar com um golaço de Jackson e outro de Fernandinho.

No 2º tempo, o Brasil diminuiu o ritmo e demorou mais de oito minutos para balançar a rede. O goleiro brasileiro Guitta até teve que trabalhar mais na partida. Mas apareceu a dupla Ari e Bateria para ampliar o placar. Eles trocaram passes em dois gols e ampliaram o placar para 10 a 1.

Logo depois, em um contra-ataque bonito, Moçambique fez o segundo gol, com Magu. Mas o Brasil respondeu rapidamente, com um voleio de Fernandinho. Depois Ari fez seu segundo gol e vieram dois momentos históricos de Falcão. Dino fez o terceiro gol de Moçambique. Mas deu tempo para Falcão fazer o terceiro dele e completou a festa.

Poderia ter sido mais

Por incrível que pareça, o goleiro Nelson foi um dos melhores jogadores de Moçambique. Ele fez boas defesas, mostrou agilidade e evitou um placar maior ainda.

Quase gol do Wolverine

Um goleiro do Brasil, apelidado de Wolverine, esteve muito perto de fazer um golaço no 2º tempo. Isso porque o arqueiro de Moçambique se empolgou, avançou até metade da quadra e tentou chutar, mas saiu muito fraco. Então o Wolverine nem precisou defender: chutou de primeira e por muito pouco não fez de cobertura.