UOL Esporte Ginástica
 
26/02/2010 - 22h03

China pode ter medalha de bronze cassada por atleta irregular em Sidney-2000

Das agências internacionais
Em Vancouver (Canadá)

Um das maiores potências olímpicas do mundo, a China pode perder uma medalha de bronze conquistada nas Olimpíadas de Sidney, em 2000. A Federação Internacional de Ginástica (FIG) informou nesta sexta-feira que uma das integrantes da seleção não tinha a idade mínima permitida na época.

De acordo com a entidade, Dong Fangxiao tinha 14 anos nos Jogos Olímpicos de Sidney e as ginastas devem ter um mínimo de 16 anos na competição. Outra atleta do elenco de 2000, Yang Yun, foi suspeita de estar abaixo da idade depois de mencionar em um programa de televisão que tinha 14 anos em Sidney. Mas todos os documentos oficiais da época dão conta que ela já havia completado 16.

A FIG ‘cancelou’ todos os resultados de Dong Fangxiao nos Jogos australianos e enviou os resultados da investigação para o Comitê Olímpico Internacional. Caberá à entidade definir se o país deve perder alguma medalha. O COI já disse previamente que tomará as medidas necessárias se algum ginasta for descoberto com documento irregular.

Perguntas sobre a legitimidade de Dong e Yang surgiram durante a investigação da FIG para a eleição dos membros da equipe da China, que ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. A FIG disse que não estava satisfeita com “as explicações e as provas fornecidas até agora" para Dong e Yang.

“Podemos confirmar que recebemos a decisão da FIG no processo de Dong Fangxiao e Yang Yun e nós acataremos a decisão”, disse o porta-voz do COI, Mark Adams. "Claramente, precisamos de tempo para analisar os resultados antes de o Conselho Executivo considerar o assunto. Gostaríamos de agradecer à FIG por seu trabalho"

A FIG ainda retirou os resultados de Dong em campeonatos do mundo de 1999 e está fazendo a China pagar os custos dos 16 meses de investigação "por não ter controlado de forma adequada as datas de nascimento de suas ginastas". A entidade máxima do esporte também emitiu um alerta para Yang.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host