Topo

Liderado por Diego Hypolito, Brasil conquista ouro por equipes em Medellín

Diego Hypólito se classificou para as finais no solo e no salto com as melhores notas em Medellín - REUTERS/Jose Miguel Gomez
Diego Hypólito se classificou para as finais no solo e no salto com as melhores notas em Medellín Imagem: REUTERS/Jose Miguel Gomez

Do UOL Esporte

Em São Paulo

23/03/2010 16h43

Liderada pelo tricampeão mundial Diego Hypolito, a equipe brasileira de ginástica artística conquistou nesta terça-feira a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de Medellín, na Colômbia. Além do título coletivo, o Brasil classificou atletas para todas finais individuais por aparelhos, disputadas a partir desta quarta-feira.

A equipe brasileira conquistou o tricampeonato da competição com uma pontuação final de 343.500 pontos. A medalha de prata ficou com a Colômbia, que somou 340.350, e o bronze foi para a Argentina, com 327.850. Além de Diego, o conjunto nacional é formado por Mosiah Rodrigues, Arthur Zanetti, Francisco Barreto, Sergio Sasaki e Victor Rosa.

“Meu solo e meu salto foram maravilhosos. Não esperava ter essa performance logo na primeira competição do ano. Está sendo bem melhor do que imaginava. Fico satisfeito em contribuir com essa conquista da equipe. Nosso time é bem brasileiro, unido, competitivo e com muita garra”, falou Diego Hypolito, que teve a melhor nota no solo e no salto, classificando-se para as finais individuais por aparelho.

A conquista do ouro em Medellín era praticamente uma obrigação para o conjunto brasileiro, já que seus principais adversários não têm tradição na modalidade. Na última edição dos Jogos Olímpicos, em Pequim 2008, a Argentina sequer participou da competição de ginástica. A Colômbia contou com um único atleta, Jorge Hugo GIraldo, que foi 42º no individual geral e não chegou a nenhuma final por aparelhos. Único brasileiro em Pequim, Diego Hypolito brigou pelo ouro no solo e no salto.

Para o técnico Renato Araújo, foi um bom primeiro teste para a equipe, cujo objetivo principal na temporada é o Mundial da Holanda, em outubro. “Temos o sonho de levar uma equipe completa para os Jogos de Londres e para isso queremos fazer o melhor Mundial da nossa história. Temos uma nova geração muito boa e estes Jogos Sul-Americanos foram importantes para observarmos como se comportam em competições internacionais", declarou o treinador.

Para o experiente Mosiah Rodrigues, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007, a nova geração de ginastas da equipe masculina tem tudo para fazer história este ano. “Sabia que o masculino ia explodir um dia. Era só ter paciência. Hoje temos uma geração de muito valor chegando. É só colocá-los para competir, que os resultados vão aparecer”, comemorou o atleta.