UOL Esporte Ginástica
 
19/08/2010 - 13h01

Lesões e ajustes levam seleção masculina a desistir da etapa belga da Copa

Paula Almeida
Em São Paulo

Etapa tradicional da Copa do Mundo de ginástica artística, a rodada de Ghent, na Bélgica, não terá representantes brasileiros em sua competição masculina.

SEM DIEGO E VICTOR NO PAN, BRASIL MUDA DE FOCO

Daniel Maurer/AP
Enquanto a seleção brasileira feminina de ginástica artística se vê reforçada neste instante com o retorno de Jade Barbosa e com a volta por cima de Daniele Hypolito, o time masculino do Brasil está em apuros. Pelo menos nos próximos meses. Nesta quarta-feira, Diego Hypolito e Victor Rosa foram oficialmente cortados da equipe que disputará o Pré-Pan de Guadalajara, entre 30 de agosto e 6 de setembro.

Os cortes de Diego Hypolito e Victor Rosa não criaram um novo problema à seleção, mas sim triplicaram um que já existia. Antes deles, Arthur Zanetti, principal nome do país nas argolas, foi tirado do time por submeter-se a uma cirurgia no ombro. Sem três de seus principais atletas, a seleção mudará de foco no Pré-Pan.

A decisão de não mandar atletas para mais uma etapa europeia da Copa partiu da própria comissão técnica. Um dos motivos foram as lesões de alguns de seus principais ginastas. Arthur Zanetti foi submetido a uma séria cirurgia no ombro, Victor Rosa também tem problemas no ombro e Diego Hypolito enfrenta duas lesões no pé.

Além das questões físicas, os técnicos observaram que enviar atletas à etapa atrapalharia a preparação da equipe para o Mundial de Roterdã, a ser disputado entre 16 e 24 de outubro.

“Estamos em um período de várias competições. Acabamos de passar pelo Campeonato Brasileiro, onde os atletas têm que representar bem seus clubes. Então avaliamos que a Copa não seria um momento bom para competirmos”, explicou ao UOL Esporte Leonardo Finco, supervisor da seleção masculina.

No próximo sábado, sete atletas embarcarão para Guadalajara, onde seis deles disputarão o Pré-Pan (Diego, Victor e Arthur estão cortados da equipe). A competição, qualificatória para os Jogos Pan-Americanos do ano que vem, terminará no dia 6 de setembro, e a etapa de Ghent da Copa começará pouco depois, no dia 11.

Entre ver alguns de seus atletas participarem de uma pequena “maratona” de competições ou ajustarem o time para o Mundial, os técnicos da seleção não hesitaram em escolher a segunda opção.

“Temos que voltar do Pan e fazer as correções necessárias para o Mundial. Ainda teremos que avaliar os atletas que vão ficar treinando aqui e não vão para o México. Então temos que voltar, treinar, melhorar aquilo que não foi bem no Pan e ainda tomar decisões para o Mundial”, detalhou Finco.

A mudança de planos, porém, restringe-se apenas à seleção masculina. Entre as mulheres, as participações de Jade Barbosa e Adrian Gomes na etapa de Ghent já estão asseguradas.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host