Esporte

Arthur Zanetti e Diego Hypolito são medalhistas no Mundial e vão a Londres-2012; Jade torce pé

REUTERS/Toru Hanai
Diego Hypolito faz uma acrobacia na final de solo do Mundial de ginástica em Tóquio Imagem: REUTERS/Toru Hanai

Do UOL Esporte

Em São Paulo*

15/10/2011 02h07

A primeira final por aparelhos do Mundial de ginástica artística que está sendo disputado em Tóquio, Japão, foi recheada de reclamações. Pelo menos três atletas questionaram suas notas na decisão do solo masculino na madrugada deste sábado, e o brasileiro Diego Hypolito quase levou a pior. Ainda assim, ele conquistou a medalha de bronze e, com isso, se garantiu nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Arthur Zanetti também brilhou: ele levou a medalha de prata nas argolas e assegurou presença nos Jogos-2012. Jade Barbosa, por sua vez, teve um incidente na final do salto e ficou apenas em quarto lugar.

FINAL DO SOLO MASCULINO

1- Kohei Uchimura (JAP) - 15,633
2- Zou Kai (CHN) - 15,500
3- Diego Hypolito (BRA) - 15,466

Diego teve pequenas falhas no final de algumas acrobacias, mas ainda assim ficou bastante satisfeito com sua performance, comemorando ainda no tablado e abraçando o técnico Renato Araújo ao descer do solo. Entretanto, a nota de 15,466, inferior aos 15,500 das eliminatórias, o deixou bastante desapontado. “Por que só isso?”, perguntou um inconformado Diego a Renato, que também não gostou do resultado.

Primeiro a competir, o brasileiro ficou claramente apreensivo durante a apresentação dos outros sete finalistas, com semblante fechado, e viu os quatro primeiros adversários ficarem abaixo dele. Em seguida, porém, subiram ao tablado os rivais mais fortes, e Diego passeou entre o primeiro e o quarto lugar.

#dev_albumEmbed010('tagalbum','36736+AND+5826')

Quando obteve uma nota inferior à de Diego, o japonês Kohei Uchimura, campeão do individual geral na sexta-feira, pediu oficialmente uma revisão de pontuação. E conseguiu que elevassem sua nota para 15,633 pontos, justamente a nota que lhe valeu a medalha de ouro.

O chinês Zou Kai, que subiu ao tablado logo em seguida, também ficou insatisfeito com seus 15,500, mas não teve sua nota revisada e terminou com a prata. Por fim, o israelense Alexander Shatilov conquistou 15,466, mesma soma de Diego, mas em vez de aplicar critérios de desempate, a organização preferiu dividir o bronze entre o brasileiro e o israelense. Assim, quatro atletas se classificaram para Londres-2012 – todos os medalhistas de provas individuais do Mundial garantem vaga na Olimpíada.

Apesar da classificação olímpica e do bronze, Diego, que chorou após a divulgação do resultado, perdeu a chance de conquistar seu terceiro título mundial (ele tem ainda uma prata). Sobretudo porque seu maior rival, o romeno Marian Dragulescu, foi uma baixa de última hora na final. Nas eliminatórias, ele havia obtido a segunda pontuação mais alta.

Prata para Arthur Zanetti

Arthur Zanetti brilhou nas argolas. O brasileiro, de 21 anos, obteve a medalha de prata e garantiu presença nos Jogos Olímpicos-2012. O ginasta conseguiu a nota de 15.600, atrás apenas do chinês Yibing Chen, tetracampeão mundial, que obteve 15.800. O japonês Koji Yamamuro ficou com o bronze (15.500).

Jade fora do pódio

FINAL DO SALTO FEMININO

1 - McKayla Maroney (EUA) - 15,300
2 - Oksana Chusovitina (ALE) - 14,733
3 -Thi Thanh Phan (VIE)  - 14,666
4 - Jade Barbosa (BRA) - 14,566

Principal ginasta entre as mulheres brasileiras em Tóquio, Jade Barbosa não conseguiu repetir o pódio do ano passado, quando ficou com a medalha de bronze na final de salto do Mundial de Roterdã, na Holanda. A ginasta fez um bom primeiro salto, mas no segundo, torceu o pé esquerdo na aterrisagem e acabou dando vários passos para trás, o que comprometeu sua nota.

Jade obteve a média final de 14,566 pontos, a apenas um décimo da vietnamita Thi Ha Thanh Phan, que ficou com a medalha de bronze. A norte-americana McKayla Maroney sobrou na competição e garantiu o ouro com altos 15,300 pontos. A alemã naturalizada Oksana Chusovitina, uma das ginastas mais velhas do Mundial com 36 anos, ficou com a prata ao somar 14,733 pontos.

*Atualizada às 4h12

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo