Topo

Ginasta pop do Reino Unido é suspenso após satirizar muçulmanos em vídeo

Ryan Pierse/Getty Images
Imagem: Ryan Pierse/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/11/2016 13h13

O ginasta britânico Louis Smith foi banido por dois meses de competições após a descoberta de um vídeo dele e do colega Luke Carson tirando sarro de muçulmanos. Nas imagens, a dupla aparece em um casamento de um amigo gritando “Allahu Akbar” e imitando a pose de oração.

Medalhista de prata na Rio-2016 no cavalo com alças, Smith ficará advertido pela federação britânica de ginástica por dois anos. O atleta se desculpou pelo Twitter.

“Estou profundamente arrependido. Não estou me defendendo, o que fiz foi errado. Quero me desculpar pelas ofensas que causei e à minha família, que também foi afetada pelas minhas ações impensadas. Eu reconheci a gravidade do meu erro e espero que ele possa ser usado como um exemplo de quão importante é respeitar outros o tempo todo. Eu aprendi uma lição de vida e peço desculpas do fundo do coração”, escreveu.

A British Gymnastics, entidade responsável pelo esporte no país, emitiu um comunicado sobre o assunto: “Louis Smith admitiu que seu comportamento foi uma quebra das regras de conduta. O painel acolheu a alegação e, levando em conta uma quebra prévia do código de conduta em junho desse ano, determinou que uma punição cumulativa era apropriada e pediu uma suspensão de dois meses.”

A situação fez com que Jane Allen, chefe da British Gymnastics, lamentasse o acontecimento após um “verão histórico de conquistas” para a ginástica artística britânica.

Quer receber notícias sobre esportes de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.