Topo

Vítima de abuso, medalhista de ouro no Rio processa Comitê Olímpico dos EUA

Ginasta americana Aly Raisman processou o Comitê Olímpico dos Estados Unidos - Bruce Bennett/Getty Images
Ginasta americana Aly Raisman processou o Comitê Olímpico dos Estados Unidos
Imagem: Bruce Bennett/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/03/2018 11h03

O caso Larry Nassar, médico que abusou de ginastas durante décadas nos Estados Unidos, ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira. Campeã olímpica em 2016 por equipes e uma das centenas vítimas no escândalo, Aly Raisman processou o Comitê Olímpico dos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo chefe executivo da entidade, Scott Blackmunn.

Raisman acusa o Comitê Olímpico americano de negligência durante as décadas de abuso de Larry Nassar. A medalhista de ouro no Rio de Janeiro diz que a organização e a Federação de Ginástica do país sabiam dos abusos de Larry Nassar – o médico foi condenado em dois processos (175 anos em Michigan e 125 anos em outro caso também de abuso).

De acordo com Raisman, o médico cometeu abuso em duas oportunidades: no Centro Nacional de Treinamento, localizado no Texas, e durante os Jogos Olímpicos de 2012. Mesmo como vítima de Nassar em Londres há seis anos, a ginasta conquistou duas medalhas de ouros (equipes e solo).

A tricampeã olímpica emitiu um comunicado nesta sexta-feira, depois de tornado público o processo contra o Comitê Olímpico dos EUA. Raisman se apresentou desde o início do escândalo como uma das atletas mais ativas no combate aos crimes cometidos por Larry Nassar.

“Minha maior prioridade é pedir por mudanças para que as futuras gerações estejam seguras. Dolorosamente é muito claro para mim que essas organizações não estão enfrentando corretamente o problema. Após este tempo todo, eles permanecem sem vontade de conduzir uma investigação”, escreveu a atleta, que aproveitou também para desabafar contra a entidade olímpica do país.

“Enquanto isso, centenas de atletas continuam treinando e competindo todos os dias neste mesmo sistema falido. Eu me recuso a esperar mais por essas organizações para que elas façam a coisa certa. Minha esperança é que este processo possibilite a mudança que é desesperadamente necessária”, completou.

As primeiras denúncias contra Larry Nassar ocorreram ainda em 2015, quando a ginasta Maggie Nichols relatou os abusos do médico à Federação de Ginástica. Somente um mês depois, o grupo de atletas levou a denúncia ao FBI, que iniciou as investigações. O Comitê Olímpico alega que soube do comportamento do médico apenas em setembro de 2016, após reportagem do jornal Indianapolis Star.