UOL Esporte Ginástica
 
12/09/2008 - 11h09

Jade acusa CBG de dar alta medicação e impedir de beber água

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A polêmica lesão no punho direito de Jade Barbosa ganhou novos contornos nesta sexta-feira. Em entrevista à Folha de S. Paulo, a ginasta, que até agora havia mantido um comedimento em seu discurso, acusou a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) de ter prescrito a ela medicação em alta dosagem, o que teria proporcionado vômitos e mal-estar durante os Jogos de Pequim.

Arquivo/Folha Imagem
Foto tirada em novembro de 2007. Jade molha a boca durante treino em Curitiba.
PAI PRETENDE PROCESSAR A CBG
MAIS NOTÍCIAS DE GINÁSTICA
RESULTADOS NOS JOGOS DE PEQUIM
A carioca disse ao jornal que passou a tomar o antiinflamatório Prexige em fevereiro deste ano para controlar as dores no punho, a mando do médico da CBG, Mário Namba. A dose, que começou com um comprimido de 400 mg no início do ano, passou a duas cápsulas em julho (na aclimatação no Japão para os Jogos de Pequim) e a três em agosto, durante as Olimpíadas. Segundo especialistas consultados pela Folha, a quantidade foi excessiva.

"Tomava os remédios por causa da dor no punho. Eu até melhorava um pouco da dor, mas, depois, tinha muitos vômitos, não conseguia treinar direito e tinha a sensação de estar sem força nas pernas", declarou Jade ao diário.

A ginasta ainda revelou que a CBG impede suas atletas de beberem água. "Era proibição dos técnicos. Podíamos no máximo dar borrifadas de uma garrafinha com spray na boca, tentar refrescar o corpo, mas, ainda assim, isso era feito escondido", acusou Jade, que relacionou seus problemas de pedra nos rins à medida adotada pela entidade. "Quando tive crise renal, fui orienta pelo médico a tomar 1,5 litro de água por dia, mas tive restrições e tinha que ouvir piadas: 'Lá vai a Jade tomar a aguinha'".

Por esses motivos, questões contratuais e salariais e principalmente pela gravidade da lesão no punho da ginasta, o pai dela, César Barbosa, já afirmou que pretende processar a CBG. A entidade ainda não se manifestou publicamente sobre o assunto e o fará na tarde desta sexta-feira, em entrevista coletiva concedida em Curitiba.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host
    Folha de S. Paulo, a ginasta, que até ag%>