Topo

Tiger Woods é campeão do Masters e volta a vencer Major após 11 anos

Tiger Woods foi o campeão do Masters de Augusta de 2019 - Mike Ehrmann/Getty Images/AFP
Tiger Woods foi o campeão do Masters de Augusta de 2019 Imagem: Mike Ehrmann/Getty Images/AFP

14/04/2019 17h07

Tiger Woods se sagrou, hoje, o grande campeão do Masters de Augusta, um dos quatro Majors do golfe. O norte-americano de 43 anos não vencia um torneio deste calibre há 11 anos. O último Major conquistado por ele foi o US Open de 2008.

Woods terminou o Masters com -13, enquanto a segunda colocação foi dividida entre três golfistas: Dustin Johnson, Xander Schauffele e Brooks Koepka, todos com -12.

A vitória no Masters de Augusta não quebrou apenas o longo jejum, mas também marca a volta por cima de um dos maiores golfistas da história.

Tiger viveu o auge da carreira no começo dos anos 2000 e chegou a ser o número 1 do mundo por 683 semanas, mas sofreu grande reviravolta em 2009. Desde então, foram escândalos de traição, lesões, depressão e confusões fora dos campos que afundaram o golfista.

Woods foi casado com a modelo Elin Nordegren de 2004 até 2010, mas se divorciou após mais de oito mulheres terem se declarado suas amantes. Ele pediu desculpas publicamente e admitiu a traição, mas o casamento acabou. Desde 2017, o golfista namora Erica Herman, de 33 anos, que trabalhava como gerente no restaurante do golfista.

O norte-americano voltou aos poucos depois de uma polêmica atrás da outra. Hoje, ele conquistou a grande glória com o título do Masters de Augusta. O golfe tem quatro torneios anuais deste calibre. A última conquista de Major foi o US Open de 2008, pouco antes das polêmicas explodirem na vida da maior estrela da modalidade.

Tiger Woods recebe paletó verde de campeão do Masters de Augusta - REUTERS/Brian Snyder - REUTERS/Brian Snyder
Tiger Woods recebe paletó verde de campeão do Masters de Augusta
Imagem: REUTERS/Brian Snyder

"Ter minha mãe e meus filhos aqui foi muito especial. O amor que meus filhos me deram durante estes últimos anos tão difíceis para mim significou tudo. Eles voaram para a Escócia no verão passado para ver o último dia do British Open, e eu não pude ganhar. Eu não queria ser visto perdendo duas vezes", disse Tiger, que teve a companhia dos filhos Sam e Charlie durante o Masters.

"Eu tive muita sorte de ter outra chance de fazer algo que eu amo fazer, mas, mais importante, eu fui capaz de participar da vida dos meus filhos de uma forma que eu não pude por anos", afirmou.

Tiger agora tem 15 Majors, a três de seu compatriota Jack Nicklaus, maior vencedor do golfe com 18 títulos de Major. A vitória de hoje já rendeu frutos fora dos campos.

Pouco depois de Woods confirmar o título no Masters, a Nike, sua principal patrocinadora desde antes das polêmicas, divulgou um novo comercial celebrando a conquista do norte-americano e sua perseguição para ser o maior da história.

"É maluco pensar que uma pessoa de 43 anos, que já vivenciou altos e baixos e que acaba de ganhar seu 15º Major, está perseguindo o mesmo sonho de alguém com 3 anos de idade", diz a legenda do vídeo, que mostra imagens atuais e antigas de Woods. "Eu vou vencer Jack Nicklaus", afirma Tiger Woods ainda criança.

A façanha foi tanta que personalidades de outras modalidades - e até de fora dos esportes - "se renderam" ao golfista. No Twitter, LeBron James, Kobe Bryant, Tom Brady, Stephen Curry, Serena Williams, o ex-presidente dos EUA Barack Obama e o atual presidente, Donal Trump, parabenizaram Woods pelo título.

"Parabéns, Tiger! Voltar e vencer o Masters depois de todos os altos e baixos é uma prova de excelência, coragem e determinação", publicou Obama no Twitter.

"Parabéns a Tiger Woods, um verdadeiro grande campeão. Amo pessoas que são grande sob pressão. Que fantástica reviravolta de vida para um grande cara", escreveu Trump, também na rede social.

Veja a reação de famosos após a conquista de Tiger Woods:

"Eu te saúdo" - LeBron James

"TIGER" - Kobe Bryant

"Parabéns, Tiger. Que performance. Fazendo as contas para saber quanto tempo é preciso para chegar ao 15º título" - Tom Brady

"Maior reviravolta na história dos esportes. Parabéns, Tiger Woods. Me deixe segurar um desses cinco paletós" - Stephen Curry

"Eu estou literalmente em lágrimas assistindo Tiger Woods. Isso é grandeza como nenhuma outra. Sabendo tudo que você passou fisicamente para voltar e fazer o que você fez hoje? Parabéns 1 milhão de vezes. Estou tão inspirada. Obrigado, amigo" - Serena Williams