UOL Esporte Handebol
 
20/12/2009 - 10h40

Rússia vence a França, conquista título mundial e confirma domínio

Do UOL Esporte
Em Saõ Paulo
  • Rússia comemora quarto título mundial conquistado após vitória sobre a seleção francesa por 25 a 22

    Rússia comemora quarto título mundial conquistado após vitória sobre a seleção francesa por 25 a 22

A Rússia consolidou o domínio no handebol feminino neste domingo, na China. Com uma vitória por 25 a 22, a seleção derrotou a França na final e conquistou o título mundial da categoria. As russas confirmaram o favoritismo na decisão e garantiram a quarta medalha de ouro nos últimos cinco Mundiais disputados.

A final começou com a França dominando as ações, pois a equipe conseguia segurar as tentativas de ataque do time adversário e aproveitava para abrir vantagem, que chegou a ser de dois gols. No entanto, as russas responderam rápido. Com um excelente desempenho defensivo e velocidade nos contra-ataques, elas viraram o placar para 8 a 6, aos 15min do primeiro tempo.

O domínio russo se consolidou cinco minutos depois. Já com 11 a 8 no placar, as favoritas mostravam ainda mais facilidade para entrar na defesa francesa e contavam com os erros de ataque adversários para aumentar a folga no marcador. Com problemas para superar o esquema defensivo rival, a França ficou mesmo atrás no placar do primeiro tempo: 14 a 11.

A segunda etapa começou complicada para as russas, que sentiram a pressão após ver a sua vantagem cair para apenas um gol (15-14). Mas a França manteve o ritmo por pouco tempo e deixou as adversárias escaparem a partir dos 10min do segundo tempo, só que desta vez de maneira definitiva. A Rússia controlou bem o restante do jogo e garantiu o título com um triunfo por 25 a 22.

Apesar da derrota na final, a França se despediu do Mundial com uma boa imagem. Campeã em 2003 e vice em 1999, a seleção francesa estreou no mundial com uma derrota inesperada para o Brasil, que acabou na 15ª colocação, mas se recuperou e cresceu na reta final da competição para conquistar o vice mundial mais uma vez.

Decisão do 3º lugar

A Noruega conseguiu diminuir um pouco a decepção de ter ficado fora da final no Mundial de China. Neste domingo, as escandinavas venceram a Espanha por 31 a 26 em partida que valia a medalha de bronze da competição. As espanholas, que não eram apontadas como favoritas nem para chegar às semifinais, não tiveram chances diante de uma Noruega que se mostrou muito superior e que dominou todo o confronto.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host