Esporte

Rio-2016 já tem classificado no handebol. E será difícil tirar o ouro deles

EPA/Robert Ghement
Nikola Karabatic comemora gol na vitória francesa sobre o Qatar Imagem: EPA/Robert Ghement

Do UOL, em São Paulo

01/02/2015 15h56

A Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, ganhou um reforço de peso neste domingo, mais precisamente no handebol. A França conquistou o título mundial ao derrotar o Qatar por 25 a 22 e garantiu sua classificação para os Jogos.

Na vitória sobre os anfitriões do torneio, o destaque foi o sérvio naturalizado francês Nikola Karabatic. Ele anotou cinco gols e foi o artilheiro de sua equipe.

O título ganho no país asiático foi o quinto da França na história dos Mundiais, o que a isolou como a maior vencedora, superando a Suécia, que tem quatro. Os franceses já haviam ganhado a medalha de ouro em 1995, 2001, 2009 e 2011.

Não bastasse isso, a França virá ao Rio em busca de um inédito tricampeonato. A seleção europeia domina a Olimpíada desde 2008, tendo ficado com a medalha de ouro em Pequim e em Londres.

Além da França, a outra seleção garantida na Olimpíada do Rio é a brasileira, por ser a anfitriã da competição. As outras dez seleções serão definidas em quatro pré-olímpicos continentais (África, Ásia, Europa e nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, neste ano). As outras seis vagas serão disputadas em três pré-olímpicos mundiais.

Apesar do vice-campeonato, o Qatar marcou seu nome na história dos Mundiais. Nas 24 edições realizadas até hoje, jamais um país não-europeu havia alcançado a final. A façanha foi possível graças à naturalização de oito atletas.

A medalha de bronze do Mundial ficou com a Polônia, que na prorrogação superou a Espanha por 29 a 28, após conseguir o empate em 24 a 24 no tempo normal com um gol no último segundo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo