UOL Esporte Hipismo
 
12/10/2000 - 23h10

Ribeirão Preto abriga campeonato estadual de hipismo clássico

Por Ademar Martins Ferreira
Agência Folha
Em Ribeirão Preto

A Sociedade Hípica de Ribeirão Preto promove a partir desta sexta-feira o Campeonato Paulista do Interior de Hipismo Clássico. O evento é o principal da categoria realizado no interior do Estado.

Estarão no evento, que vai até domingo, os cavaleiros da equipe brasileira de hipismo clássico que esteve em Sydney.

A diretoria da Hípica, que promove e organiza o campeonato com a FPH (Federação Paulista de Hipismo), tem a intenção de popularizar o esporte na região.

O torneio, que será dividido em quatro séries, tem 204 conjuntos (cavaleiros e cavalos) inscritos. As séries são diferenciadas pela altura dos obstáculos (de 1 m a 1,3 m).

"Nesse tipo de torneio, a participação em condições iguais de homens e mulheres mostra a democracia que há no esporte", disse Isabel Leão, presidente da Hípica.

O hipismo é um esporte no qual não existem distinções de gênero (homem e mulher disputam juntos) e de idade (os atletas não são classificados por faixa etária).

As primeiras provas começam às 9h, com entrada franca. No sábado, será disputada a final por equipes e, no domingo, é a vez da final individual. Serão distribuídos prêmios em dinheiro e medalhas.

O ginete Serguei Fofanoff, atleta de Ribeirão Preto e que integrou a equipe brasileira que obteve a sexta posição no CCE (Conjunto Completo de Equitação) nos Jogos de Sydney, deverá comparecer e receber uma homenagem. O cavaleiro André Johanpetter, quarto colocado na disputa individual de saltos na Olimpíada, também é esperado.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host