UOL Esporte Hipismo
 
27/11/2000 - 16h02

Cavaleiros olímpicos disputam a final do Brasileiro de triatlo eqüestre

Da Redação
Em São Paulo

Os cavaleiros olímpicos participam nesta sexta-feira e sábado da final do Campeonato Brasileiro de triatlo eqüestre. As disputas serão realizadas na Universidade do Cavalo, em Sorocaba, no interior paulista.

A competição ganhou uma motivação especial, depois do bom resultado conseguido pelo Concurso Completo de Equitação outra denominação da modalidade nos Jogos Olímpicos de Sydney. Os brasileiros terminaram em sexto lugar, melhor posição obtida até hoje em Olimpíadas.

A programação da segunda e última etapa do Campeonato Brasileiro de enduro eqüestre tem início no sábado, às 9h, com a prova de Adestramento.

À tarde, a partir das 13h está marcada a competição de salto. No domingo, a partir das 9 horas, acontece a prova de Cross Country, na qual os brasileiros tiveram excelente desempenho nas Olimpíadas.

A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de triatlo eqüestre foi realizada em maio, na cidade de Colina (SP) e serviu como uma das seletivas para formação da equipe olímpica.

Foi uma prova bastante difícil e que exigiu muito dos competidores. Esta final também promete ser sensacional e muito equilibrada.

Um dos destaques do campeonato é o mineiro Vicente Araújo Neto, de Belo Horizonte. Ele venceu a primeira etapa na categoria Sênior, com excelente performance e garantiu a vaga para as Olimpíadas.

Vicente integrou a equipe brasileira que ficou em sexto lugar, tendo bom desempenho na competição. Ele acabou sendo escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro como o melhor da modalidade e receberá o prêmio no dia 11 de novembro, na Escola Naval, no Rio de Janeiro, juntamente com outros 39 atletas.

Vicente vai tentar garantir o título da Sênior com Leite Pap Tevere, mesmo animal que competiu em Sydney. Ele também vai disputar a categoria Cavalo Novos com Leite Pap Almedrado e Leite Pap Nuradin.

O paulista Eder Pagoto, de Pirassununga, é outro cavaleiro da equipe olímpica confirmado para esta prova do final de semana. Ele vem treinando intensivamente e está entre os favoritos para vencer em Sorocaba.

Outro integrante da equipe olímpica em Sydney confirmado para a prova do final de semana é Serguei Fofanoff, de Ribeirão Preto. Ele vai competir na categoria Cavalos Novos com Sublime Itapuã e Breze.

Carlos Eduardo Paro, de Colina (SP), é outro cavaleiro que esteve nas Olimpíadas de Sydney e que vai competir nesta final do Campeonato Brasileiro de triatlo eqüestre.

Ele estará montando CDC Laura e é um dos favoritos para vencer. Marcelo Tosi, medalha de prata por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 99, e convocado para Sydney, vai competir em Sorocaba.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host