UOL Esporte Hipismo
 
30/11/2000 - 22h03

Rodrigo Pessoa volta a montar Baloubet após desastre na Olimpíada

Agência Folha
Em São Paulo

Rodrigo Pessoa deve montar Baloubet du Rouet nesta sexta-feira, no Concurso Internacional de Saltos de Paris, na França. O cavalo, que refugou durante o concurso de saltos individual nos Jogos de Sydney, ficou afastado das competições desde então.

Baloubet du Rouet, mesma montaria utilizada no tricampeonato da Copa do Mundo (em 1998, 1999 e 2000), irá competir na série intermediária (com obstáculos de até 1,50 m), já que não compete há dois meses.

Pessoa irá montar Lianos na série forte, que possui obstáculos de até 1,60 m. Além das duas montarias, o brasileiro deverá utilizar a égua Bianca, de forma alternada, nas duas provas.

Segundo o ginete, Baloubet du Rouet ficou dois meses descansando após enfrentar o estresse de competições seguidas. Em abril, pouco antes da disputa da Copa do Mundo, em Las Vegas, a montaria teve febre e quase não pôde participar da disputa.

A volta de Baloubet às competições se deve também à disputa pelo primeiro lugar do ranking da FEI (Federação Equestre Internacional). Pessoa conservou o primeiro lugar, com 3.647 pontos.

Apesar de ainda estar na ponta, o brasileiro agora é ameaçado pelo alemão Ludger Beerbaum, que soma 3.438,5 pontos.

Beerbaum recuperou a segunda posição no ranking ao superar o holandês Jeroen Dubbeldam, campeão do concurso individual na Olimpíada de Sydney. "O segundo lugar do Beerbaum preocupa, porque ele está com boas montarias e também vem conseguindo bons resultados nos últimos concursos", disse Pessoa.

"Minha missão de terminar o ano em primeiro lugar não será fácil", completa o cavaleiro.

Na briga pela liderança do ranking -a última pontuação do ano será divulgada no dia 19 de dezembro- também está Dubbeldam. Mas, segundo Pessoa, o holandês, que está com 3.389,1 pontos, tem chances reduzidas de encerrar o ano em primeiro.

"Ele praticamente só tem um cavalo competitivo (Sjiem). Mas foi com ele que Dubbeldam foi campeão olímpico em Sydney", analisou o brasileiro.

Além do Concurso de Paris, que vai até domingo, Pessoa também irá competir em mais duas provas até o final do ano: o Concurso de Saltos de Genebra, na Suíça (de 7 a 10 de dezembro) e o Concurso Internacional de Londres, na Inglaterra (de 14 a 18 de dezembro).

Os dois cavaleiros que disputam a liderança do ranking mundial só irão se encontrar em Londres. Nesta prova, Rodrigo Pessoa deve voltar a competir com Baloubet du Rouet na série forte.

Beerbaum preferiu competir, neste fim-de-semana, no concurso de Amsterdã, na Holanda, que também é classificatório para a Copa do Mundo de 2001, que será na Suécia. Na semana que vem, o alemão participa do Concurso Internacional de Saltos de Frankfurt, na Alemanha.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host