UOL Esporte Hipismo
 
15/04/2001 - 19h50

Rodrigo Pessoa pode conquistar tetra da Copa do Mundo nesta segunda

Agência Folha
Em São Paulo

O percurso que Rodrigo Pessoa, 28, fará nesta segunda-feira, no Scandinavium arena, pode ser o mais importante de sua carreira.

Se o conjunto formado por ele e Baloubet du Rouet repetir a atuação do primeiro dia de provas em Gotemburgo, na Suécia, o cavaleiro brasileiro pode conquistar o inédito tetracampeonato da Copa do Mundo de hipismo. A prova final começa às 10h (horário de Brasília) e terá dois percursos com obstáculos de 1,60 m.

"A expectativa é muito boa. A pontuação foi muito justa nos dois primeiros dias e creio que amanhã a prova será muito disputada", disse Pessoa antes de iniciar o último treino com Baloubet du Rouet.

No segundo dia de competições da Copa do Mundo, no sábado, uma falta no último obstáculo do desempate impediu o brasileiro de vencer a prova. Pessoa ficou na sexta colocação, com quatro pontos perdidos, e fez o tempo de 40s46. O vencedor foi inglês Michael Whitaker, montando o cavalo Handel II, que zerou o percurso em 39s73.

No primeiro dia da competição, Pessoa e Baloubet du Rouet não cometeram faltas e venceram a prova de velocidade. Com o resultado, ficaram em primeiro lugar.

Apesar de ter perdido a liderança da Copa, Rodrigo Pessoa minimizou a importância do erro de ontem.

"Foi uma falta no desempate que não mudou muita coisa no resultado", disse.

Após dois dias de provas, Rodrigo Pessoa está em segundo lugar na classificação geral da competição. O líder é o inglês Michael Whitaker. O conjunto formado pelo suíço Markus Fuchs e Tinkas Boy está em terceiro.

"Os três primeiros colocados estão muito próximos. Acho que um de nós três será o campeão", disse o cavaleiro brasileiro.

Confiante, Rodrigo Pessoa está satisfeito com o desempenho de Baloubet du Rouet. 'O cavalo está com uma forma física muito boa. Os problemas na preparação não o afetaram em nada. Ele chegou muito bem para a competição", avaliou.

O surto de febre aftosa que atingiu a Europa provocou o cancelamento de duas competições importantes. Para manter a preparação de Baloubet du Rouet, Pessoa precisou improvisar treinos em casa, simulando competições.

Se vencer a prova desta segunda, Pessoa chegará ao tetracampeonato da Copa do Mundo. Ele venceu a competição em 1998, 1999 e 2000.

Apesar de já ter declarado inúmeras vezes que este é um dos maiores objetivos de sua carreira, o cavaleiro brasileiro afirma que não está ansioso. "Estou tranquilo. O fato de poder atingir essa marca não está me afetando", disse.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host