UOL Esporte Hipismo
 
17/06/2001 - 12h54

Erro na inscrição tira Rodrigo Pessoa do GP de Aachen

Agência Folha
Em Aachen (Alemanha)

Um erro crasso impediu que o cavaleiro brasileiro Rodrigo Pessoa disputasse hoje o GP de Aachen, na Alemanha. De acordo com o atual campeão mundial, foi a primeira vez em 11 anos que ele deixou de competir na prova mais importante do principal evento hípico depois de Olimpíada, Mundial e Copa do Mundo.

A falha que deixou Pessoa fora do GP ocorreu por causa do
desconhecimento do regulamento. O brasileiro já estava entre os pré-classificados por causa dos títulos do Mundial em Roma-98 e do GP de Calgary, em 2000.

Nas duas ocasiões, porém, o cavaleiro competiu com Lianos. Pessoa e a CBH (Confederação Brasileira de Hipismo) achavam que o ginete também tinha vaga com Baloubet du Rouet, pelo vice-campeonato na Copa do Mundo de Gotemburgo, na Suécia.

O regulamento, no entanto, só garante vaga para os campeões, o que não inclui Pessoa/Baloubet.

Para que o conjunto pudesse participar do GP de Aachen, vencido pelo holandês Jeroen Dubbeldam, todos os chefes de equipes teriam que autorizar, o que não ocorreu -a Irlanda se opôs.

Pessoa reconheceu o erro. "Fizemos a inscrição sem muita atenção ao programa." O cavaleiro, porém, não poupou a decisão dos irlandeses. "Foi um gesto pouco esportivo", disse. "Regulamento é para ser mudado. Ele apenas deve servir como guia."

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host