UOL Esporte Hipismo
 
08/04/2002 - 14h58

Definida equipe brasileira para jogos eqüestres mundiais

Lancepress!
No Rio de Janeiro

Os seis conjuntos (cavalo e cavaleiro) que participarão da prova de enduro eqüestre, nos Jogos Eqüestres Mundiais foram definidos no último domingo pela comissão técnica da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). A equipe brasileira participará da prova, marcada para o dia 16 de setembro, na cidade espanhola de Jerez de La Frontera.

O evento, realizado a cada quatro anos, é um dos mais importantes e reúne praticamente todas as modalidades hípicas. Esta será a terceira vez que o Brasil disputará os Jogos Eqüestres Mundiais. A primeira vez foi em 94, na Holanda, e a segunda aconteceu em 98, nos Emirados Árabes.

A escolha foi através de critérios técnicos, após observação dos conjuntos em algumas provas. Os veterinários Dacio de Castro Dias, Henrique Garcia e Marta Gruber fizeram uma avaliação criteriosa do desempenho de todos os animais que estavam na luta pelas vagas e fizeram a escolha.

Os seis conjuntos selecionados são os seguintes: Renata Farinelli/Kim, Ana Luiza Meirelles/Metro, ambas de São Paulo, Silvio Bittencourt/Dadan, de Caçapava (SP), Antônio dos Santos/Voyager, de Sorocaba (SP), Léo Steinbruch/Shogun, de Bragança Paulista e Ricardo Monteiro/Clementina, do Rio de Janeiro.

Segundo José Armando Garcia, diretor de Enduro da Confederação Brasileira de Hipismo, os competidores farão uma reunião com a comissão técnica para definir a programação de treinamento.

"O objetivo é levar um grupo bem preparado, pois o Brasil já tem experiência em competições internacionais e com condições de obter uma boa classificação. Além dos Jogos Eqüestres Mundiais, nós já disputamos Campeonatos Mundiais, exclusivo da modalidade, tanto no Adulto quanto para Jovens Cavaleiros, Campeonato Pan-Americano, etc. É importante destacar que os seis animais são todos do Brasil, o que demonstra a evolução da modalidade no país", destacou Garcia.

Na última prova que serviu de avaliação para definição dos conjuntos, o Grande Prêmio Avaré, realizado no último sábado, em Avaré (SP), o veterinário português José Prazeres, que pertence a Federação Eqüestre Internacional, chefiou os colegas brasileiros e também ajudou na avaliação dos conjuntos. Ele dará assessoria técnica a equipe brasileira durante os Jogos Eqüestres Mundiais.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host