UOL Esporte Hipismo
 
30/04/2002 - 17h34

Rodrigo Pessoa disputa Copa do Mundo a partir desta quarta

Lancepress!
No Rio de Janeiro

A Copa do Mundo de Hipismo, competição em que o brasileiro Rodrigo Pessoa tentará o tetracampeonato, começa nesta quarta-feira, em Leipzig, na Alemanha. O primeiro dia será de adaptação para os conjuntos de 21 países.

"Todos os concorrentes estão em excelente forma, o que normalmente não acontece", comentou Rodrigo Pessoa. "O Ludger Beerbaum está numa fase excepcional e vem com muita vontade de vencer e, além dele, temos ainda Ludo Philippaerts, Markus Fuchs (atual campeão), Lars Nieberg e o Toni Hassmann."

Rodrigo Pessoa e sua montaria, Baloubet du Rouet, chegaram, nesta terça, a Leipzig, e já treinaram no percurso onde serão realizadas as provas.

"O Baloubet está muito bem e a preparação dele foi bem programada, ao contrário do ano passado, quando fomos interrompidos pela febre aftosa, que fechou muitas fronteiras", lembrou o atual campeão mundial.

O Brasil poderia ter dois representantes na competição. Além de Rodrigo Pessoa, que disputou a concorrida seletiva da Europa-Oeste, o mineiro Vítor Alves Teixeira também garantiu vaga nas seletivas sul-americanas, mas acabou desistindo da disputa por não contar com uma montaria experiente.

Os Estados Unidos são o país com o maior número de representantes: 13. A Alemanha, país-sede, contará com 10 fortíssimos conjuntos, 4 deles classificados entre os Top 10 do ranking mundial da Federação Eqüestre Internacional(FEI).

Dos Top 10, apenas o suíço Willi Melinger, décimo no ranking, não está qualificado para saltar em Leipzig. Em compensação, os suíços estarão representados pelo atual conjunto campeão da Copa do Mundo: Markus Fuchs e Tinka' s Boy.

A competição de Leipzig marca a volta às competições de alto nível de Greg Best. Ganhador da medalha de prata na Olimpíada de Seul, em 1988, com o fantástico Gem Twist, o cavaleiro mudou de nacionalidade. Ele vai representar a Nova Zelândia ao invés dos Estados Unidos.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host