UOL Esporte Hipismo
 
01/09/2002 - 21h26

Brasil fica com bronze na Copa das Nações de hipismo

Agência Folha
Em São Paulo

Na última prova de preparação para o Campeonato Mundial de hipismo, que acontecerá de 17 a 21 de setembro, em Jerez de La Frontera (Espanha), a equipe brasileira conquistou neste domingo o terceiro lugar na Copa das Nações, em Roterdã, na Holanda.

Formada pelos cavaleiros que irão representar o país no Mundial, Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, Bernardo Alves, Celso Ariani e Rodrigo Pessoa, a equipe brasileira terminou com 12 pontos perdidos, ficando atrás da Alemanha (8 pontos) e Holanda (8 pontos).

Apesar de alemães e holandeses terminarem empatados, a medalha de ouro ficou com a equipe alemã por ter feito o menor tempo no segundo percurso (224,29 segundos contra 227,20 segundos dos holandeses).

O concurso de Roterdã teve dois percursos distintos, com obstáculos entre 1,50 e 1,60 m de altura. Na primeira passagem, a equipe brasileira começou com Bernardo, Doda e Ariani, que não cometeram nenhuma falta.

Desta forma, Rodrigo Pessoa nem precisou entrar na pista, já que o pior resultado dos quatro representantes de um país é sempre descartado.

A equipe da Alemanha também terminou a primeira passagem com zero ponto, já que não cometeu faltas em três pistas com Rene Tebbel, Holger Wulschner e Franke Soothaak.

Seu quarto cavaleiro, Andréas Ripke, fez uma falta, mas o seu resultado foi descartado. A Holanda terminou a primeira passagem com 4 pontos perdidos. Gert Jan Bruggink e Jan Tops cometeram uma falta cada, enquanto que Gerco Schröder e Jeroen Dubbeldam zeraram.

Dos onze países que iniciaram a disputa, classificaram ainda para a segunda passagem as equipes da Inglaterra (4 pontos perdidos), da Itália (5) e da França (8).

Mais difícil, a segunda pista atrapalhou a atuação da equipe brasileira, que começou com uma falta de Bernardo e duas de Doda e Ariani. Mesmo com percurso perfeito de Pessoa, a equipe brasileira acabou perdendo 12 pontos e ficou com a medalha de bronze.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host