UOL Esporte Hipismo
 
22/11/2002 - 19h03

Doda vence segunda prova de concurso na Sociedade Hípica

Da Redação
Em São Paulo

O cavaleiro Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, venceu nesta sexta-feira a segunda prova do Concurso de Saltos Internacional, qualificatória para a Copa do Mundo de hipismo, disputada na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro.

Montando Audi San Diego, Doda cometeu apenas uma falta no desempate da prova, em obstáculos de 1m60, enquanto Eduardo de Souza, com Poconé, cometeu duas faltas, ficando em segundo. A terceira posição ficou
com Rodrigo Sarmento/Ettincelant II.

Quarto colocado na prova, Vítor Alves Teixeira se tornou pela oitava vez
campeão da Liga Sul-Americana, garantindo uma das duas vagas do continente na Copa do Mundo, marcada para abril, em Las Vegas (EUA).

O argentino Justo Albarracin ficou com a segunda vaga, logo à frente dos brasileiros Marcello Artiaga de Almeida Castro e Geraldo Gomes de Lemos. Os resultados são extra-oficiais e serão ainda homologados pela Federação Eqüestre Internacional (FEI).

"Sempre é uma prova que dá uma certa apreensão. Montei muito concentrado e meu cavalo foi muito bem", disse Vítor, que vai disputar sua quinta Copa do Mundo.

Bronze em Atlanta-1996 e Sydney-2000, Doda entrou na prova sem chances de conseguir vaga na Copa do Mundo por não ter disputado as outras qualificatórias. Mesmo assim, deu uma aula de hipismo em suas duas
passagens, cometendo apenas uma falta.

"Vencer é o que mais gosto na vida. O percurso estava muito difícil, tanto que apenas três cavalos não cometeram faltas na primeira passagem. No desempate, fui privilegiado pela ordem de entrada. Pude analisar a pista e fiquei numa situação tranqüila", disse Doda, que saltou depois de Eduardo de Souza.

Nas outras provas do dia, destaque para a vitória do paulista César Almeida na prova sênior do Concurso de Saltos Nacional. Montando Salamandra Gueisha, César zerou o percurso com o tempo de 57s41. A prova não tinha desempate, levando a melhor quem tivesse o melhor tempo.

"É uma prova mais difícil, porque o conjunto tem que ser rápido em todos os obstáculos. Saltei logo no começo e fiquei na expectativa pelo tempo dos outros competidores", disse César.

O segundo lugar ficou para Renata Elizabeth Moraes, com Adelino da Lagoa. Rodrigo Sarmento/Just foi o terceiro.

Na categoria júnior, a vitória foi de Luiz Francisco Azevedo, filho do
cavaleiro Luiz Felipe Azevedo. Luiza Marinho, montando Comte De Forcilles, venceu na proprietário master.

Na primeira prova do dia, Eduardo Nanni Caruso/Le Noir venceu na
proprietário especial, enquanto Brunna Lapenna Miranda, com Mr. Jump, venceu na infantil.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host