UOL Esporte Hipismo
 
23/12/2002 - 10h47

Leia entrevista com Rodrigo Pessoa

Da Redação
Em São Paulo

O cavaleiro Rodrigo Pessoa, que viaja nesta segunda-feira para os EUA, fala de suas principais metas para a temporada 2003.

Quais são os seus principais objetivos para o próximo ano?
No inicio do ano estarei me preparando para a final da Copa do Mundo, que será de 16 a 20 de abril em Las Vegas, nos EUA. Venci a minha última Copa do Mundo lá, adorei saltar naquele local e pretendo estar em condições de buscar o tetra em abril de 2003.

Depois disso tem mais algum objetivo específico?
Toda a temporada 2003 vai ser meu grande objetivo. Pretendo lutar para voltar a primeira posição do ranking mundial. Mas 2003 vai ser um ano muito importante para os cavalos novos. Eles estão amadurecendo e o próximo ano será importantíssimo para a carreira deles.

Conte mais sobre esses novos cavalos...
Os principais cavalos novos são 3. O Hermes é o que compramos por último. Ele tem 7 anos e deposito nele uma confiança enorme. Tem qualidades incríveis, muita potência e uma das melhores técnicas que já pude ver em um cavalo de saltos. Não sei se já irei para a Olimpíada de Atenas com ele, mas meu grande objetivo é o Campeonato Mundial de 2006 e a Olimpíada de 2008.

A Fantasia é uma égua de 7 anos e também tenho muitas esperanças com ela. Neste ano ela foi prejudicada, pois passou boa parte do tempo machucada, teve uma torção no boleto e vem se recuperando bem. Sua técnica é incrível. Nunca cometi uma falta em provas com ela.

O Giffard já está mais um pouco experiente. Tem 8 anos e saltou alguns concursos mais importantes neste ano. Ele tem uma potência absurda, mas é um pouco mais difícil de condução. É um cavalo muito grande e consequentemente dá mais trabalho para mantê-lo organizado durante os
percursos. Será com certeza um cavalo extremamente últil para as grandes competições.

Você já decidiu com que cavalo vai saltar a final da Copa do Mundo, em abril?
Ainda não está totalmente resolvido, pois ainda temos muito tempo até lá. Se tudo correr normalmente, será mesmo com o Baloubet. Ele tem muita facilidade em pistas cobertas e terminou este ano numa forma espetacular.

Você pretende saltar no Brasil em 2003?
Gostaria muito. Na verdade estava com tudo acertado para saltar o CSI-W de São Paulo, em novembro deste ano. Infelizmente tivemos um problema com uma doença contagiosa no Brasil e não pude trazer a Stardust. Com isso acabei indo saltar o CSI-W de Verona, o que foi bom, pois venci o GP com o Lianos. Se tudo correr bem, é possível que eu salte um ou dois campeonatos no segundo semestre de 2003 no Brasil.

E quanto aos Jogos Pan-Americanos em Santo Domingo?
Sempre que tiver uma boa oportunidade de representar o Brasil, estarei lá. É a minha maior motivação nas competições e sei que os Jogos Pan-Americanos são importantes para o país.
O que me preocupa são as condições das provas de salto. Ainda não sei dizer que condições os cavalos terão em Santo Domingo. Também não temos definido ainda o sistema que definirá a equipe brasileira. Por isso é cedo para dizer, mas vou acompanhar de perto as coisas.

Como está a vida de casado, pretende ter filhos?
Graças a Deus, vai muito bem. A Keri tem evoluido muito nos concursos e cada vez mais vai comigo para os principais eventos. Isso ajuda muito, pois estamos sempre juntos. Quanto a filhos, gostaria muito e pensamos muito no assunto. Ainda não decidimos o momento exato.

Um grande sonho e um sonho específico para o Brasil?
A medalha de Ouro Olímpica, mais que um sonho é um objetivo muito definido na minha cabeça. Vou buscá-la persistentemente.

Para o Brasil, desejo muito que este novo governo encontre o caminho certo. Desejo muito sorte para o presidente Lula, ele tem um grande desafio pela frente e muito trabalho. É muito interessante estar aqui na Europa a tantos anos defendendo as cores do Brasil. Sinto uma responsabilidade enorme, pois gero muita visibilidade para a bandeira brasileira no exterior e me orgulho disso. Estarei sempre à disposição do meu país, quem sabe não tenho condições de
ajudar mais o Brasil aqui na Europa.

Um grande sonho particular para o Brasil é conseguir realizar um grande evento hípico e levar os principais cavaleiros do mundo para conhecer o meu país. Iniciamos um projeto com o Vasco, que infelizmente não foi adiante

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host