UOL Esporte Hipismo
 
27/06/2003 - 11h33

Doda e herdeira de Onassis participam de competição da Copa São Paulo

Da Redação
Em São Paulo

O brasileiro Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, e sua namorada, Athina Roussel, participam da 32ª edição da Copa São Paulo de hipismo, que se realiza na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo.

O cavaleiro, que já está com a vaga garantida na equipe que disputará os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na República Dominicana, aproveitou a primeira prova da competição (série 1,30 metro) para montar dois cavalos da sua namorada: "Baeken Platiere" e "Ievgueni".

Este é o primeiro concurso de que Athina participa no Brasil, onde vive com o namorado desde o início deste ano. Montando "Nina III" e "Icamboy Hubert", a herdeira de Onassis terminou o dia em sétimo lugar na categoria júnior (até 18 anos).

Athina trouxe cinco cavalos de seu haras na Bélgica para competir no Brasil. São todos da raça Sela Francesa. Depois de seis meses sem participar de nenhuma prova, a amazona cometeu apenas duas faltas no percurso realizado com "Nina III" e uma na volta com "Icamboy Hubert".

"Ela foi muito bem no seu primeiro concurso aqui no Brasil", elogiou Doda. "Ela estava um pouco apreensiva na véspera porque não sabia como seria recebida e também temia o fato de a imprensa estar presente. Mas ela tem muito talento e está amparada com boas montarias."

Segundo Doda, o objetivo da namorada, de apenas 18 anos, é ganhar experiência nos concursos de salto. "Ela é francesa e sua meta é tentar uma vaga na equipe daquele país, que é fortíssima, para disputar a Olimpíada de 2008. Por enquanto ela não tem nenhuma pretensão de estar em Atenas, no ano que vem", esclareceu o cavaleiro.

Nesta sexta-feira, Doda também participa, ao lado de outros brasileiros, da prova com obstáculos de 1,50 metro, válida como seletiva para o Pan-Americano.

Embora esteja com a vaga assegurada por ter vencido o Campeonato Brasileiro, Doda vai aproveitar a prova para treinar seus cavalos "Oliver Método", com o qual garantiu a vaga, e "San Diego", que também tem recebido um treinamento especial para servir de segunda opção para o cavaleiro em Santo Domingo.

Além de Doda, o mineiro Bernardo Cardoso Resende Alves também já assegurou a vaga com "Fort de Neuville", depois de ter vencido a Copa do Rei, em Madrid, na Espanha. Entre os que brigam pela terceira vaga estão o paulista César Almeida, com "Limerick 53", e o mineiro Pedro Paulo Lacerda, com "Multiaction Luzeiro Exponencial".

Nas três seletivas já realizadas (Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro), César acumula 14,11 pontos perdidos contra 24,03 de Pedro Paulo. Marcello Artiaga de Castro, com 31,34 pontos, é o terceiro com chance.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host