UOL Esporte Hipismo
 
28/11/2003 - 19h10

Venezuelana ganha prova no Rio, mas vaga na Copa é de brasileiro

Da Redação
Em São Paulo

A venezuelana Loisse Garcia Padron venceu nesta sexta-feira a prova de 1,60m do Concurso Internacional de Saltos do Rio de Janeiro, classificatória para a final Copa do Mundo de hipismo.

Montando Nelson Método Marcolab, a amazona foi a melhor no desempate com o tempo de 37s73, seguida pela brasileira Carolina Alegria Simões (com Ringo Star, em 39s87) e pelo também brasileiro Pedro Figueira de Melo (com Good Spirit, em 42s80).

Apesar da vitória de Loisse, a vaga na final da Copa do Mundo, que será disputada em abril do ano que vem, em Milão, na Itália, ficou com o brasileiro Marcelo Lemes de Souza.

Nesta sexta-feira, o cavaleiro não se classificou ao desempate da prova, mas ainda assim carimbou o passaporte para a competição, que reúne os 40 melhores do mundo.

A América do Sul tem direito a duas vagas na disputa -a segunda deve ficar com um cavaleiro da Argentina. Atletas como Rodrigo Pessoa e Álvaro Afonso de Miranda Neto, o Doda, lutam por vagas nas seletivas européias.

"Não esperava grandes conquistas neste ano, venci graças a muita superação. Meu grande objetivo é obter um bom desempenho na Copa do Mundo e vou fazer de tudo para representar bem o Brasil", disse Souza.

Loisse Garcia, que já havia vencido a prova do Concurso Internacional do Rio em 1994, comemorou a nova vitória na cidade.

"É sempre muito bom vencer aqui, o Rio é uma cidade muito especial. Gente de todo o país vem competir aqui e isso torna a vitória ainda mais importante. Ainda por cima ficou tudo em família, já que meu cunhado ficou em terceiro lugar", disse, referindo-se a Pedro Figueira de Melo, irmão de seu marido, Rodolfo.

"Agora meu sonho é vencer o Grande Prêmio de domingo. Seria fantástico ter meu nome inscrito no troféu perpétuo da Hípica."

O Grande Prêmio será disputado no domingo, às 14h. Neste sábado, à 15h, a Sociedade Hípica Brasileira inaugurará uma placa em homenagem ao jornalista Roberto Marinho. Em seguida, às 16h, acontecerá o Mini Grande Prêmio do Concurso Internacional.

Ainda nesta sexta-feira, Joana Valente sagrou-se campeã da categoria sênior na prova de 1,30m. Ela obteve o tempo de 30s31 com Ettincelle e deixou para trás Renata Elizabeth Moraes, que saltou com Adelino da Lagoa e completou o percurso em 30s50. Camila Mazza ficou em terceiro lugar com Haye (31s36).

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host