UOL Esporte Hipismo
 
06/12/2003 - 22h20

Ribeirão recebe final do Paulista neste domingo

Da Agência Folha
Em São Paulo

Termina neste domingo em Ribeirão Preto o Campeonato Paulista de Equitação Fundamental. A fase final começou na quinta-feira e teve 314 competidores inscritos em cinco categorias.

Participam do torneio cavaleiros e amazonas qualificados em torneios regionais do Estado durante o ano. Classificaram-se para o Paulista entre cinco e dez equitadores de cada região.
As categorias são baseadas na altura e na quantidade dos obstáculos. Os hipistas competem nas séries fundamental, iniciante, intermediária, avançada e especial. Para a final, habilitaram-se os 30% mais bem colocados em cada uma das séries.

"A equitação fundamental é a base de todas as categorias da modalidade, e essa é a prova mais importante", afirmou o diretor da Federação Paulista de Hipismo, Cláudio Benito, 52.

No torneio deste domingo, que começa às 8h e vai até as 16h, há nomes de destaque no esporte, como Renata Mantovani, 14, que foi a última vencedora do Troféu Eficiência, um dos mais importantes do hipismo nacional. No currículo, ela tem ainda o bicampeonato do Torneio Metropolitano e o Campeonato Paulista, nas categorias amazona e por equipes.

No Mundial de Equitação, disputado em Poços de Caldas (MG) em outubro, Mantovani obteve a terceira colocação.

Outro destaque da competição é o cavaleiro César Almeida, 13, que foi campeão mundial na série avançada.

O torneio está sendo disputado no Parque Permanente de Exposições, que fica no bairro Jardim Aeroporto.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host