UOL Esporte Hipismo
 
07/03/2004 - 08h22

Rodrigo Pessoa ganha prova de saltos em Paris e é 2º na Copa do Mundo

Da Redação
Em São Paulo

O cavaleiro brasileiro Rodrigo Pessoa, montando Baloubet du Rouet, venceu no sábado à noite a 12ª etapa da Copa do Mundo de saltos, disputada no complexo esportivo Paris-Bercy, na capital francesa.

AFP 
Rodrigo Pessoa recebe o prêmio pela vitória na Copa do Mundo em Paris
Com o resultado, a duas etapas do fim da competição, o brasileiro está na segunda colocação da competição, com 58 pontos ganhos -cinco a menos do que o líder, o belga Ludo Philippaerts.

Mais do que isso, Pessoa garantiu sua participação na final da Copa do Mundo, que será disputada em Milão (Itália) em abril.

E foi justamente com Philippaerts -além do alemão Otto Becker- que Pessoa disputou o segundo desempate da competição. Os três não cometeram nenhuma falta, mas Baloubet foi o mais veloz, completando o percurso em 36s66. Philippaerts marcou 37s52, e Becker 38s23.

Prata em Sydney-2000, Rodrigo Pessoa deverá disputar uma seletiva nacional para definir sua classificação para Atenas-2004. Caso confirme seu favoritismo, o brasileiro usará Baloubet du Rouet na Olimpíada.

"Baloubet está com 100% de sua capacidade. Acho que agora ele está ainda melhor do que na sequência de vitórias nas Copas do Mundo de 98, 99 e 2000. Conseguimos fazer ele atingir uma condição física impecável com mais maturidade e experiência. A vitória numa final de Copa do Mundo depende de uma série de fatores e de sorte é claro, mas vamos para Milão com uma vontade incrível de retomar o título de campeões", disse Pessoa.

O cavaleiro alterou sua programação após o resultado de ontem.

"Já conseguimos a classificação e por isso não precisamos mais correr atrás de pontos. Com isso vou poupá-lo da etapa de St Hertogenbosch (25 a 28 de março). Devo participar apenas da etapa de Goteborg (08 à 11 de abril) e depois vamos para a final em Milão. O objetivo agora é outro, ou seja, apenas manter o condicionamento físico e o treinamento para Milão".

A FEI (Federação Equestre Internacional) divulgou na noite de ontem, após o GP de Paris-Bercy, a nova situação do Ranking Mundial. Mais uma boa notícia para Rodrigo Pessoa. O brasileiro subiu para a terceira colocação, atrás de Ludger Beerbaum e Marcus Ehning.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host