UOL Esporte Hipismo
 
01/11/2004 - 17h38

Pessoa vence na Alemanha e reclama de "sumiço" de antidoping

Da Redação
Em São Paulo
O brasileiro Rodrigo Pessoa, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas, venceu o Grande Prêmio do CSI de Affalterbach, na Alemanha. Montando o cavalo Giffard, Rodrigo conquistou a prova de encerramento do evento alemão, com obstáculos de 1,60 m de altura.

A vitória de Pessoa acabou eclipsada, no entanto, pela notícia de que o frasco com urina do cavalo do irlandês Cian O'Connor, que seria processada na contra-prova, desapareceu. Com isso, as chances do brasileiro ser beneficiado com a desclassificação do conjunto de O'Connor e herdar o ouro olímpico diminuem.

"Os resultados no final de semana foram excelentes. O Giffard esteve impecável no GP. Mas voltar para casa e receber a notícia de que o frasco com a urina do cavalo do Cian O'Connor ficou sumido por duas semanas é, no mínimo, frustrante.

A FEI (Federação Eqüestre Internacional, na sigla em inglês) não confirmou oficialmente a notícia, mas Pessoa foi informado que o segundo frasco de urina do cavalo de O'Connor desapareceu ao ser transportando de Londres para Hong Kong, onde seriam processadas as provas.

O cavaleiro afirmou que vai pedir ao presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, e o presidente da CBH (Confederação Brasileira de Hipismo), Camilo Ashcar Júnior, que verifiquem quais são as providências que devem ser tomadas no caso.

"Não consigo entender como isso pode ter acontecido. O assunto ainda é bem confuso, estamos buscando a veracidade dos fatos, mas vamos lutar para que a justiça seja feita", comentou Rodrigo.

Segundo a assessoria de imprensa da CBH, o advogado suíço Remy Wyler já foi acionado para tentar resolver a situação. Wyler foi responsável pelo processo no CAS (Corte de Arbitragem Esportiva) que garantiu a classificação da equipe brasileira de saltos para as Olimpíadas de Atenas.

Affalterbach
A conquista do GP coroou a boa participação de Pessoa em Affalterbach. No domingo, Pessoa já havia ficado em segundo lugar na prova de 1,55 m, a segunda mais importante do evento. Para a competição, o cavaleiro brasileiro montou Harry Potter. O vencedor foi o suíço Markus Fuchs, com La Toya.

Formando conjunto com o mesmo Giffard com o qual ganhou o GP final, Rodrigo Pessoa já havia conseguido um bom segundo lugar em uma prova intermediária de sexta-feira (1,45 m). Agora, o brasileiro continua na Alemanha para a disputa do CSI de Hannover, que começa nesta próxima quinta-feira, dia 4. Baloubet du Rouet embarca para Hannover e volta as pistas com Rodrigo Pessoa.

Leia mais

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host