UOL Esporte Hipismo
 
03/12/2004 - 19h20

Doping de cavalo tira ouro olímpico de equipe da Alemanha

Das agências internacionais
Em Berlim (Alemanha)
Medalha de ouro nos últimos Jogos Olímpicos pela equipe da Alemanha, o cavaleiro Ludger Beerbaum teve resultado desqualificado pela Comissão Jurídica da Federação Eqüestre Internacional nesta sexta-feira, que comprovou o doping do cavalo Goldfever. Com a decisão, o time alemão perde a vitória em Atenas e fica com o bronze.

Exames promovidos pela Federação Internacional atestaram a presença do antiinflamatório betametasona no sangue do cavalo de Ludger Beerbaum. A investigação comprovou que o animal teve ferida tratada com uma pomada que continha a substância proibida.

"O comitê jurídico aceitou a alegação que o cavalo tenha sido legitimamente tratado. Entendemos que o tratamento foi realizado para o bem do animal. Mas também entendemos a responsabilidade das pessoas que cuidavam dele", informou a Federação Eqüestre Internacional em comunicado.

A prova acabou tirando a medalha da equipe alemã, que tinha além de Beerbaum os atletas Otto Becker, Christian Ahlmann e Marco Kutscher. Os alemães foram desqualificados à terceira colocação no torneio olímpico.

Desta forma, o ouro vai para o quarteto dos Estados Unidos, formado por Chris Kappler, Beezie Madden, McLain Ward e Peter Wylde. Com a decisão, a Suécia herda a prata.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host