UOL Esporte Hipismo
 
11/04/2005 - 13h16

Pequim quer mudar provas dos Jogos de 2008 para Hong Kong

Das agências internacionais
Em Londres (Inglaterra)
Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, pretendem mudar as competições de hipismo para Hong Kong, localizada a mais de 2 mil quilômetros da capital chinesa.

Uma proposta já foi mandada à FEI (Federação Eqüestre Internacional). A organização pretende, com isso, fazer com que os cavalos não corram nenhum risco de serem infectados em Pequim. Atualmente, foram detectadas 17 doenças relacionadas a cavalos na capital e em suas redondezas.

O secretário geral do comitê organizador, Wang Wei, disse à FEI que a mudança das provas de hipismo seria necessária por causa das "incertezas de doenças e maiores dificuldades em estabelecer uma área livre de qualquer tipo de problema relacionado aos cavalos."

"Eles admitiram que subestimaram o poderio veterinário para cuidar dos cavalos em Pequim e nos apresentaram como alternativa levar as competições para Hong Kong", disse a FEI nesta segunda-feira, por meio de nota oficial.

A entidade, no entanto, se opõe à idéia. "A assembléia geral da FEI tem como posição aderir ao conceito original de que a competição deva acontecer em Pequim, ao lado dos outros esportes presentes ao programa olímpico."

O vice-presidente do órgão, Freddie Serpieri, confirmou a posição. "O comitê executivo da FEI é contra a mudança. A repercussão de uma atitude como essa para o futuro do esporte pode ser muito grave."

Hong Kong está localizada a cerca de três horas e meia de vôo de Pequim. No momento, as competições estão programadas para acontecerem no Beijing Country Equestrian Park, ao norte da capital, a 34 quilômetros da Vila Olímpica.

Caso a alteração seja feita, ela não será inédita na história das Olimpíadas. Em 1956, quando Melbourne foi a sede dos Jogos, os eventos eqüestres foram disputados em Estocolmo, na Suécia, por causa de restrições de quarentena na Austrália.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host