UOL Esporte Hipismo
 
24/04/2005 - 19h04

Pessoa falha no fim e termina Copa do Mundo em sétimo lugar

Da Redação
Em São Paulo
Rodrigo Pessoa, que levou medalha de ouro nas Olimpíadas de Atenas, acabou apenas em sétimo lugar na final da Copa do Mundo de hipismo, em Las Vegas (EUA). O cavaleiro brasileiro chegou ao último percurso com boas chances, torcendo apenas por um erro da alemã Meredith Beerbaum, mas foi ele quem falhou.

EFE 
Rodrigo Pessoa foi mal no último percurso e perdeu chance do tetra em Las Vegas
Pessoa, que estava atrás do tetracampeonato, cometeu duas faltas no último percurso e terminou a competição com 12 pontos perdidos. Na primeira pista do dia, ele não teve erros e, por isso, carregava apenas 4 pontos das penalizações dos dois primeiros dias de disputa.

O título ficou com Meredith Beerbaum, que é a primeira mulher campeã desde 1987. Ela é a atual líder do ranking mundial e teve campanha impecável em Las Vegas, falhando apenas no primeiro percurso deste domingo, em que cometeu uma falta. Na hora de decidir, no entanto, a alemã, que monta Shutterfly, zerou a pista e levou o troféu.

A segunda colocação ficou com o britânico Michael Whitaker, que adotou a estratégia de fazer um dia cauteloso. Ele não cometeu faltas, mas teve dois pontos de penalização (um em cada pista) por estourar o limite do tempo, e terminou com sete pontos perdidos.

Em terceiro lugar ficou o alemão Lars Nieberg, que teve um problema de refugo de Lucie 55 em seu primeiro percurso. No segundo, porém, ele zerou e acabou ao lado de seu compatriota Marcus Ehning, que era o atual campeão, com nove pontos perdidos.

À frente de Pessoa, que montou com Baloubet du Rouet, o mesmo cavalo do título olímpico, ainda ficaram a norte-americanoa Kimberly Frey, com 10 pontos, e o suíço Steve Guerdat, que só cometeu uma falta neste domingo, com 11 pontos perdidos.

Esperança
Rodrigo Pessoa começou o dia na quarta colocação, ao lado do belga Ludo Philippaerts, que havia sido o melhor de quinta-feira. E ganhou esperança de sair de Las Vegas com o tetracampeonato, já que zerou o primeiro percurso e fez o melhor tempo, com 66s59.

Para melhorar a situação do brasileiro, os principais concorrentes foram mal. Alois Schweckhorst perdeu quatro pontos, enquanto Lars Nieberg teve seis pontos de finalização. Completando o bom momento, Meredith Beerbaum derrubou uma barreira e recolocou Pessoa na disputa.

Dessa forma, Pessoa só dependeria dele para levar a disputa para um desempate, caso zerasse seu percurso. As esperanças acabaram no terceiro obstáculo, em que Baloubet tropeçou e derrubou. Nesse momento, já estava atrás de Michael Whitaker e, por fim, com uma nova falta, caiu para a sétima colocação.

Enquanto isso, Meredith Beerbaum foi a última a entrar na pista, disputando o título com Whitaker. A líder do ranking, porém, foi perfeita, não cometeu faltas e arrebatou o título.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host