UOL Esporte Hipismo
 
13/06/2005 - 10h08

Pessoa vence Derby do Canadá montando Richtmont Park

Da Redação
Em São Paulo
O brasileiro Rodrigo Pessoa venceu o Derby do Canadá, em Calgary, neste domingo. Montando Richtmont Park, o cavaleiro ouro em Atenas superou Beezie Madden montando Judgement, e Michael Whitaker com Laconda, que também disputaram o título em uma pista ao cronômetro.

Na competição do tipo Derby, a pista é muito longa, com mais de 20 obstáculos de diversas naturezas, como rio e buracos com água. Pessoa não montou seu principal cavalo, Baloubet du Rouet, devido a um pequeno problema veterinário que o deixará em repouso por toda a semana.

O conjunto brasileiro fez o primeiro percurso do Derby com uma falta (quatro pontos), na passagem com obstáculos de 1,60 m - nenhum dos conjuntos zerou. Com isso, os três competidores que tiveram apenas quatro pontos perdidos se classificaram para um desempate ao cronômetro.

Bezzie Madden entrou e fez um percurso limpo no desempate com o tempo de 31s575, o que já parecia difícil de ser batido. Michael Whitaker também fez um percurso sem faltas com o tempo de 32s089 e não conseguindo bater a marca do americano.

Pessoa também fez um percurso sem faltas e correu mais riscos completando algumas curvas que seus concorrentes não arriscaram. Com isso, o brasileiro marcou 31s027 e conquistou a vitória. Bernardo Alves conquistou um sétimo lugar no Derby.

"O Richtmont Park esteve perfeito hoje. Por pouco não zeramos a primeira passagem, o que teria nos dado a vitória mais cedo. Mas no desempate ele saltou ainda melhor e é muito gratificante estar bem entrosado com um cavalo que monto ha pouco tempo. Ter vencido o Derby não poderia ser melhor, pois ficaremos competindo em Calgary por cinco semanas e bons resultados logo nos primeiros dias são animadores", declarou Pessoa.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host