UOL Esporte Hipismo
 
28/08/2005 - 23h49

Pessoa recebe ouro olímpico no Rio nesta segunda-feira

Da Folhapress
Em São Paulo
Um ano e um dia depois de terminar na segunda posição a final individual de saltos do hipismo nos Jogos de Atenas-04, Rodrigo Pessoa, 32, receberá o ouro olímpico nesta segunda-feira, no Rio.

O brasileiro foi beneficiado após um longo processo que culminou na condenação do irlandês Cian O'Connor, que teve doping detectado em seu cavalo, Waterford Crystal.

Para viabilizar a cerimônia, Pessoa teve que fazer um pesado périplo pela Europa. Ele disputou neste domingo o GP de Aachen (Alemanha) com Baloubet du Rouet, mesma montaria utilizada na Olimpíada.

Após terminar em nono lugar, Pessoa pegou um trem até Paris. Na França, embarcou em um avião até o Rio de Janeiro.

O ginete chega às 5h20 desta segunda no aeroporto do Galeão (zona norte). Às 13h, no Forte de Copacabana (zona sul), recebe a comenda das mãos de Jacques Rogge, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional).
"Não é a mesma emoção de Atenas, mas será bom ter a medalha no peito", afirma Pessoa.

Na mesma cerimônia haverá entrega de mais três medalhas obtidas no último Pan graças à condenação do doping alheio.

O time de revezamento 4 x 100 m do atletismo -Vicente Lenilson, André Domingos, Claudinei Quirino e Edson Luciano- receberá o ouro do evento em Santo Domingo (DOM). Christiane Ritz levará o bronze nos 800 m do atletismo, e Rui Valle, Ronaldo da Gama, João Hildebrando Borges Júnior e Gustavo Villela ficarão com a prata no skiff quádruplo peso leve do remo.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host