UOL Esporte Hipismo
 
29/08/2005 - 15h20

Rodrigo Pessoa recebe medalha de ouro um ano após os Jogos

Eduardo Peixoto
Enviado especial do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
Uma das poucas visitas anuais do cavaleiro Rodrigo Pessoa ao Brasil teve um motivo especial. No início da tarde desta segunda-feira, o ginete recebeu no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

Reuters
Reuters
Rodrigo Pessoa recebe o ouro olímpico das mãos do presidente do COI, Jacques Rogge
Entretanto, o quinto ouro brasileiro nas últimas Olimpíadas tem pouca coisa de "produto nacional". Rodrigo Pessoa nasceu em Paris, reside na Bélgica e passa o ano inteiro competindo na Europa. Quando muito, visita o Brasil duas ou três vezes por ano.

Já sua montaria - Baloubet Du Rouet - é francês e pertence ao empresário português Diogo Pereira Coutinho. Em seus agradecimentos, o pai de Rodrigo, Nelson Pessoa, fez questão de ressaltar a importância de Diogo "para que o Brasil conquistasse essa medalha de ouro".

Em cerimônia cujo cenário de fundo foi o mar de Copacabana, o ginete brasileiro não conseguiu disfarçar o sotaque francês e esboçou breves movimentos labiais durante a execução do hino nacional.

A primeira medalha de ouro da história do hipismo nacional em Olimpíadas não significa que o esporte esteja em desenvolvimento no país. Muito pelo contrário.

"Espero que essa premiação incentive os jovens a começaram a montar. Mas precisamos de mais incentivos para ajudar a nova geração a conseguir cavalos de qualidade e competir na Europa. Só conseguiremos bons resultados se os cavaleiros estiverem competindo entre os melhores. E no hipismo, o melhor está lá", disse Pessoa.

Pessoa foi beneficiado pela punição ao irlandês Cia O´Connor, vencedor da prova na Grécia. O cavalo do europeu, Waterford Cristal, competiu dopado e por isso a medalha foi repassada ao brasileiro exatamente um ano e um dia depois.

"As emoções são bem diferentes. Na Grécia, pude festejar a medalha de prata na hora, com toda a adrenalina. Agora, posso receber o prêmio na frente da minha família e dos meus amigos que não puderam estar presentes. Trata-se de uma grande honra", disse o cavaleiro.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host